Hortaliças plantadas a céu aberto estão entre as culturas mais afetadas - Reprodução/FN

O frio intenso, que nos últimos dias deixou os campos cobertos de geada e chegou a ocasionar até o fenômeno da neve em municípios do Vale do Caí, causa uma preocupação para o setor agrícola. Se por um lado os fenômenos naturais geraram belas paisagens, do outro ocasionam perdas para os agricultores.

Paisagens ficaram brancas, mas os prejuízos na agricultura causam preocupação
– Reprodução/FN

Segundo Luísa Campos, da Emater, entre as preocupações está com a criação de animais, já que o frio pode causar estresse. Por isso é importante os animais ficarem bem abrigados. Também a sequência de geadas e de baixas temperaturas trouxe queima no campo, reduzindo as pastagens e foragem para os rebanhos.  No caso das hortaliças, que não estiverem em estufas, o risco é maior, danificando as plantas. A produção do morango também deve ter cuidados especiais, com mais proteção e também com relação à irrigação. Nas frutas cítricas também pode se tentar proteger as plantas e frutas, mas como as áreas plantadas são maiores isso fica difícil, tendo-se uma preocupação maior com a bergamota montenegrina, que está agora em início de safra.

Ainda não se sabe o impacto que poderá ter na citricultura
– Reprodução/FN

O secretário municipal de desenvolvimento rural de Montenegro, Ernesto Kasper, diz que ainda não se tem uma estimativa exata do impacto da geada dos últimos dias, nas diferentes culturas. Nos grupos de whatsapp de agricultores diz que foram postadas várias fotos de estragos causados, principalmente em plantações de hortaliças, como alface e couve.

Luísa Campos alerta que produtores que tiverem custeio contratado, como o Pronaf (Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar), caso verifiquem grandes perdas devido à geada, devem comunicar o agente financeiro o mais breve possível, antes da colheita da área afetada, para garantir o seguro rural.

A boa notícia é de que a temperatura está subindo e a geada não deve se repetir nos próximos dias. Nesta próxima semana a previsão é de tempo seco e inclusive no próximo fim de semana a temperatura pode chegar perto dos 30 graus. O que também preocupa é a falta de chuva, mas a previsão é de que o mês de agosto seja um pouco mais chuvoso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here