Fato Novo completa 40 anos hoje

No início o Fato Novo tinha duas capas viradas e circulava nas quintas-feiras - Reprodução/FN

Em 17 de dezembro de 1981 foi publicada a primeira edição do jornal Fato Novo. Desde então são quatro décadas unindo o Vale do Caí através de informações e entretenimento.

A primeira edição do jornal, em 17 de dezembro de 1981
– Reprodução/FN
Renato Klein iniciou o Fato Novo logo após ter se formado em Jornalismo e Economia
– Arquivo/FN

O empresário Renato Klein, formado em Jornalismo e Economia na Unisinos, decidiu fechar suas lojas de discos, livros e revistas em São Leopoldo e Novo Hamburgo, que eram muito rentáveis, para se dedicar à edição de um jornal em seu município. O principal objetivo do jovem jornalista era de contribuir com a mudança que considerava necessária na mentalidade dos caienses para que São Sebastião do Caí e a região tomassem o rumo do desenvolvimento. Daí o nome Fato Novo.

O jornal, além das notícias policiais, esportivas, sociais e políticas, sempre destacou as boas iniciativas da região. Uma das primeiras grandes reportagens, por exemplo, foi sobre o projeto de emancipação de Bom Princípio. Aliás, as emancipações foram importantes para alavancar o desenvolvimento do Vale do Caí e tornar a nossa região como de Primeiro Mundo, tanto que é conhecida também como Vale da Felicidade.

Mudança de hábito

As cidades cresceram e o Fato Novo também. Renato e a esposa Mariza Fuchs Klein iniciaram o jornal em tempos difíceis, quando o Vale do Caí contava com poucos veículos de comunicação. Renato tinha recém concluído o curso de Jornalismo e atuou como colaborador no jornal O Momento, de Portão. Após o falecimento do dono do O Momento em acidente em 1981, aos 31 anos Renato decidiu lançar o seu próprio jornal. Começou circulando duas vezes por mês e depois se tornou semanal. Chegou a circular três vezes por semana, em 19 municípios da região, mas com a evolução da mídia eletrônica passou a investir mais nas notícias online, que são instantâneas e 24 horas por dia.

Jornal destaca as principais notícias do Vale do Caí
– Reprodução/FN

Desde o início, com máquina de escrever e máquina fotográfica de filme preto e branco, até os tempos atuais, de computador e internet, o Fato Novo acompanhou a evolução tecnológica sem deixar de lado a sua missão de buscar a verdade, ouvindo todas as partes envolvidas, visando trazer a melhor informação para os leitores. Já sob o comando da nova geração, tendo a frente Daniel Fuchs Klein e Fábio Fuchs Klein, filhos de Renato e Mariza, o Fato Novo se modernizou de acordo com a mudança no hábito dos leitores, que vem gradualmente lendo mais pelos celulares do que nas edições impressas. Atualmente se lê muito mais o jornal do quê se leu durante todos esses 40 anos graças à tecnologia, que facilita o acesso e torna os leitores informados de maneira muito mais rápida. As notícias do jornal são acessadas diariamente, a todo instante, por milhares de leitores através do site. “São quase 3 milhões de visualizações no site em 2021. Em média, o site do Fato Novo tem 250 mil visualizações ao mês”, ressalta Daniel. E os números só tendem a aumentar com o início de um novo ciclo.

0 Comentários

Deixe um Comentário

um × 4 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página