Falecimento de Dom Cláudio Hummes gera grande repercussão e muitas homenagens
A Diocese do Vale do Caí, através do Bispo Dom Carlos Rômulo, emitiu nota de pesar pelo falecimento do cardeal Dom Cláudio Hummes, que era natural do Vale do Caí. O cardeal, que nasceu em Batinga (Brochier), quando a localidade ainda pertencia a Montenegro, viveu a infância em Salvador do Sul, onde tem a maioria de seus familiares.
Um dos principais cardeais da igreja católica no mundo, Hummes foi Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero. Foi também Bispo de Santo André, Arcebispo de Fortaleza, Prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano. Tendo se tornado Arcebispo emérito, dedicou todas as suas forças a serviço da Igreja da Amazônia. No último Conclave, na hora que o Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio era escolhido, o Cardeal Hummes, que estava ao lado do amigo Bergoglio, lhe disse: “Não esqueça dos pobres”. Esta frase, fez com que o Cardeal Bergoglio escolhesse o nome de Francisco. Dom Claudio também chegou a ser apontado como um dos favoritos para ser escolhido Papa em 2005, após a morte de João Paulo II.
Aos 87 anos, ele lutava há alguns anos contra um câncer. O velório e o sepultamento vão acontecer na Catedral da Sé, em São Paulo, numa programação que contará com onze missas na Catedral Metropolitana a partir das 19h de hoje até o sepultamento na quarta-feira.
Homenagens e repercussão mundial
A Prefeitura de Salvador do Sul emitiu nota de pesar pelo falecimento de Dom Cláudio Cardeal Hummes, lembrando de suas raízes no município, o qual costumava visitar os familiares com regularidade em suas férias. Em 1998 recebeu homenagem na Câmara de Vereadores tornando-se cidadão salvadorense. Está prevista uma missa na próxima quarta-feira, 18h, na Matriz de Salvador do Sul, celebrada pelo bispo Dom Carlos.
Em Montenegro o prefeito Gustavo Zanatta decretou luto oficial de três dias no município, já que na época do nascimento Batinga pertencia ao território montenegrino.
O falecimento de Dom Cláudio virou notícia não só no Brasil, mas também no mundo, pela sua grande notoriedade e contribuição para a igreja. Principais noticiários destacam a trajetória do cardeal nascido no Vale do Caí.
0 Comentários