Imagem ilustrativa/internet

Volta a causar preocupação a situação da pandemia no Rio Grande do Sul. Duas semanas após a implantação do sistema 3As, que substituiu as bandeiras do distanciamento controlado, o Governo do Estado já emitiu alertas para 12 das 21 regiões Covid, sendo que sete também receberam avisos. Entre as regiões informadas de alerta na última quarta-feira estão a da Serra, que tem como referência Caxias do Sul e da qual fazem parte seis municípios do Vale do Caí – Bom Princípio, Feliz, Vale Real, Alto Feliz, Linha Nova e São Vendelino. Os municípios devem apresentar até hoje, sexta-feira, um plano de ação devido ao aumento nas taxas de internação.

Um dos motivos para o alerta para a região de Caxias do Sul foi a variação semanal de pacientes em UTI, que sofreu um aumento de 7% na média. Com a chegada do frio, aumentam as internações por diversas doenças, principalmente respiratórias. Mas conforme o Governo, a maioria das internações em UTIs tem relação com a Covid-19. Por isso a preocupação com a possibilidade de sobrecarga nos hospitais e o risco de faltar leitos para os pacientes. A principal orientação é para a população redobrar as medidas de prevenção, como o uso de máscara, higiene, limpeza e distanciamento, evitando aglomerações.

Vacinação por idade

Estados e municípios devem retomar a vacinação contra o coronavírus de quem não pertence a grupos prioritários utilizando o critério de idade. A ideia do Ministério da Saúde é de que tenham duas filas, uma para os grupos prioritários, como das pessoas com comorbidades, e outra seguindo o critério da idade, em ordem decrescente.

A meta é acelerar o processo de imunização de forma universal e equitativa em todo o país, sem privilégios, injustiças e eventuais fraudes. E beneficiar também pessoas com menos de 60 anos, que não se encaixam em nenhum dos grupos prioritários e estavam sem perspectiva de receber a vacina.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here