Problemas de estrutura, elétricos e infiltrações colocam funcionários e demais pessoas em risco - Crédito: Prefeitura

Nesta semana, a Administração Municipal de Montenegro e entidades da sociedade civil se reuniram para tratar sobre um dos prédios históricos mais importantes da cidade: o Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura. Em setembro de 2022, o prédio completará 100 anos de existência.

No encontro virtual, que contou com a presença de integrantes do poder público, do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) foi debatida a modernização do Palácio para a celebração da data.
A proposta debatida inicialmente é a realização de um concurso arquitetônico para escolher um projeto de revitalização do complexo. No entanto, nas próximas semanas, os participantes voltarão a se reunir para ver de que forma isso pode acontecer, respeitando todos os detalhes que envolvem o cuidado com o patrimônio histórico e cultural do município.

De acordo com o vice-prefeito Cristiano Braatz, que participou da reunião, a ideia da Administração é envolver os movimentos para que trabalhem juntos, buscando um melhor resultado. “Queremos inserir a sociedade neste processo”, enfatiza.

Além do vice-prefeito, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (SMGEP), Departamento de Cultura e Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural (Dihpac), ligados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Movimento do Patrimônio Histórico e Rafael Passos do IAB.

A situação do Palácio Rio Branco, neste momento, é crítica em relação à sua conservação. Em várias matérias publicadas na imprensa neste ano, foram apresentados os sérios problemas na estrutura física e fiação elétrica do prédio. A falta de manutenção fez com que o local ficasse com problemas sérios, como infiltrações e goteiras em dias de fortes chuvas, que podem levar perigo aos funcionários da Prefeitura e aos contribuintes que precisam acessar o Palácio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here