Comitiva caiense terá reunião no feriado para tentar impedir pedágio no Areião
O prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, juntamente com vereadores, vai novamente participar de uma reunião com representantes do Governo do Estado e do Consórcio Integrasul, vencedor da licitação da concessão das rodovias do bloco 3, que inclui a RS 122. O encontro deve acontecer na próxima sexta-feira, dia 20, quando é feriado municipal do Caí, pelo dia do padroeiro, mas a reunião será em Porto Alegre. O objetivo é novamente buscar mudar o local definido para o pedágio, que está previsto para o quilômetro 4 da ERS 122, no bairro Areião. A reunião está agendada para as 14h no Centro Administrativo do Estado.
Campani diz que soube que já estariam sendo feitos levantamentos no Areião, além de pessoas que se dizem representantes da empresa que venceu o leilão da concessão e que estariam procurando moradores do trecho, para ver escrituras e matrículas de áreas de terras. “Estão assustando os moradores. Já descobri o telefone desse pessoal. Liguei para eles no sábado e também para o dono da empresa, que é do Paraná. Avisei que se não pararem com essa prática de intimidação, vou levar o assunto para o Ministério Público”, declarou Campani. Ele lembra que o governo e a empresa prometeram rever o local do pedágio. “Se alguém procurar os moradores, sem estar com credencial e nem nada, lembro que estamos na linha de frente para inibir qualquer constrangimento. Tudo que for feito deve ser de forma conjunta com o município”, ressaltou o prefeito caiense, ao lado do presidente da Câmara, João Marcos Guará.
A preocupação de Campani e das lideranças do Caí é com os prejuízos que os moradores do Areião terão com a instalação do pedágio no local anunciado. Para piorar, o valor da tarifa é considerado exorbitante. A concessionária já assumiu as rodovias e o pedágio, que a partir de 1º de fevereiro deverá praticamente dobrar de valor na atual praça de Portão, passando de R$ 6,50 para R$ 11,70. Em um ano está prevista a extinção do pedágio no Portão, sendo instalada a praça no Areião, com cobrança nos dois sentidos e por enquanto sem direito a isenção para os moradores locais. A outra praça na região está prevista para o quilômetro 30 da RS 240, na altura da localidade de Paquete, próximo das pontes do rio Caí na divisa de Capela de Santana com Montenegro.
0 Comentários