Filme gravado no Vale do Caí participa do Festival de Gramado e está na Globoplay
Filmado nos municípios de Maratá, Harmonia, Pareci Novo e Bom Príncipio, o filme “A Colmeia” está sendo agora exibido para o grande público.
O longa-metragem está participando da mostra competitiva do 49º Festival de Cinema de Gramado, tendo sido exibido sábado passado pelo Canal Brasil e segue no streaming da Globoplay até o dia 21. “O filme foi gravado na região que meus familiares se instalaram quando chegaram ao Brasil, assim como os imigrantes alemães dessa história”, destaca a produtora Gabriela Bervian. “Produzir um longa com a colaboração local e agora poder exibi-lo para todos é uma das melhores partes do processo. Aproveito para agradecer a todos que de alguma forma fizeram essa história poder ser contada”, completa.
O filme conta a história de um grupo de imigrantes alemães que vivem em isolamento no interior do sul do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, entre os anos 30 e 40. Ali eles são oprimidos pela iminência de agressores externos, mas também pela fome e o colapso da união do grupo. As gravações ocorreram no Vale do Caí em 2017, sob a direção de Gilson Vargas. O elenco é composto por atores gaúchos, todos com origem no teatro. Entre as produtoras está Eduarda Nedel, que é de Pareci Novo. “A principal locação foi em São Pedro do Maratá, numa casa alemã antiga”, recorda Eduarda. Já no Pareci o cenário foi numa estrada e mata, entre Porto Maratá e Bananal. O rio Caí também foi aproveitando, num trecho entre Tupandi e Bom Princípio. E Harmonia foi a base do grupo, onde elenco e equipe ficaram hospedados por um mês.
Gabriela lembra que o filme estreou num festival da Estônia. Depois foi para Zaragoza, na Espanha, onde recebeu o prêmio de melhor longa-metragem estrangeiro. No Brasil estreou no Festival de Brasília e agora foi exibido em Gramado.
0 Comentários