Festa apresenta o melhor da Bergamota Montenegrina e hoje tem a abertura da safra

Evento acontece em Campo do Meio

A Comunidade Evangélica de Campo do Meio foi palco, neste fim de semana, da 16ª Festa da Bergamota Montenegrina. Uma grande exposição foi montada para mostrar as frutas e dar ao público a dimensão do que esta variedade de citros representa para o setor primário, não só de Montenegro, mas para toda a região.

O evento não acontecia desde 2019 e retornou com grande participação, de cerca de 150 expositores. As centenas de amostras foram levadas por produtores de diversas localidades e o julgamento foi realizado no sábado. Dos cinco primeiros colocados, quatro vieram de Costa da Serra. A outra vencedora é de Campo do Meio. No domingo teve culto, almoço e baile, com grande participação.

O prefeito Gustavo Zanatta e o vice, Cristiano Braatz, prestigiaram a festa. “É muito bom participar de eventos como este, que promovem o trabalho do agricultor e a produção de qualidade”, declarou Zanatta. O prefeito também elogiou a organização, realizada por dezenas de famílias que atuam de forma voluntária.

Os vencedores da exposição:

1º lugar – Ana L. Pilger (Costa da Serra)

2º lugar – Francisca Pilger (Costa da Serra)

3º lugar – Hélio Pilger (Costa da Serra)

4º lugar – Cledson Pilger (Costa da Serra)

5º lugar – Loivo Schossler (Campo do Meio)

 

Abertura da safra

Nesta segunda-feira, dia 24, a programação continua. Às 10h da manhã terá abertura da safra de citros deste ano, também no ginásio de Campo do Meio, localidade que é o berço da bergamota montenegrina. Depois da solenidade, com a presença de autoridades, ocorrerá a tradicional visita a um pomar para a colheita de frutas que serão degustadas no local. Logo após, haverá a continuidade da Festa da Bergamota com um almoço vendido no valor de R$ 50,00. Reservas podem ser feitas pelo telefone (51) 99741-9683. E também terá a premiação da exposição.

A realização da Abertura da Safra é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Montenegro, com apoio da Fetag-RS, Biocitrus, Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, Emater, Ecocitrus, Grupos Organizados do Lar, Associação de Fruticultores de Montenegro e Associação de Produtores Rurais de Campo do Meio e Região.

O evento, que reunirá lideranças do setor, produtores, técnicos e comerciantes, também contará com a presença de políticos de todos os níveis para ouvir as principais demandas de quem vive do cultivo de bergamotas, laranjas e limões.

De acordo com a Emater, Montenegro possui hoje em torno de 3.300 hectares de pomares. A grande maioria – cerca de 3.000 – é dedicada às bergamotas, especialmente à variedade Montenegrina. Laranjas e limões respondem pelo restante. No que diz respeito à produção, a colheita deste ano tende a ser um pouco maior que as últimas. Deverão ser colhidas neste ano 54 mil toneladas de bergamotas, 5.500 toneladas de laranjas e 400 toneladas de limões.

0 Comentários

Deixe um Comentário

15 − onze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página