Dia da Favela teve grande participação no Centenário
O Parque Centenário de Montenegro voltou a ter seus dias de grande movimentação. O local palco de uma verdadeira celebração alusiva ao “Dia da Favela – Favela é Potência”. Um grande público, com homens, mulheres e crianças de todas as idades, curtiu os shows e atividades, em um clima de alegria e muita diversão.
A programação iniciou na sexta-feira, dia 4, com palestras, rodas de conversas, ofertas de serviços, atendimentos, apresentações artísticas e uma reflexão sobre o potencial das comunidades.
O sábado iniciou com um encontro de lideranças da Cufa RS. Na parte da tarde, muitas atrações locais, mostrando a força da cena do Hop Hop em Montenegro, com shows de MC Pedrão e Convidados: Poetas do Gueto, Grupo Nossas Raízes, de Portão, Tropa do Cout: projeto idealizado pelo Rapper Coutmr, Bfunk Dynamic rapper, HS DuGanhStar, Espelho da Periferia, Mc Toni, Made in South, Guerreiros da Periferia e DJ Ambus.
A Cufa, em parceria com a Confraria de Mulheres Empreendedoras de Montenegro RS, apresentou um desfile, com customização de roupas, liderada pela consultora de moda e estilo, Andrea Pires da Rosa.
E a atração principal subiu ao palco na noite de sábado, pouco depois das 20h. MV Bill e Kamila CDD, levaram o público ao delírio com o melhor do Hip Hop nacional. O rapper MV Bill é carioca da Cidade de Deus. Com um repertório musical marcado pela denúncia social e política, tornou-se um dos mais famosos e respeitados rappers do país. Recebeu vários prêmios por sua atuação no movimento hip-hop, como o destaque do ano da Unicef em 2004 e, em 2003, como um dos rappers mais politizados dos últimos dez anos, prêmio também concedido pela Unicef.
A realização do evento foi da Prefeitura de Montenegro, Central Única das Favelas (Cufa) e Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento contou ainda com a participação da UNISC, Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria Estadual de Segurança, Confraria das Mulheres Empreendedoras, Polícia Civil, Brigada Militar, Grupo Vargas, Uergs, Agência Conecta, Movimento Hip Hop de Montenegro e Conselho da Mulher de Montenegro.
O prefeito Gustavo Zanatta disse, em seu pronunciamento, que a valorização das ações da periferia faz parte das política públicas desenvolvidas no município. “Tivemos a primeira, e agora em novembro teremos a segunda Semana do Hip Hop, valorizando a cena local. E hoje junto com a Cufa e o SESC, temos esse evento maravilhoso, que vocês merecem”, reforçou Zanatta.
O coordenador da CUFA, Rogério dos Santos, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do evento. “É muito bom ver essa alegria, as famílias se divertindo. Mas é ainda melhor ver a valorização da favela, mostrando quanta gente boa e trabalhadora temos nas periferias. Foi sensacional”, destacou Rogério.
0 Comentários