Cineclube Ibiá vai exibir documentários no teatro Roberto Cardona
O Cineclube Ibiá, em sua estreia, realizará uma série de encontros em Montenegro para assistir e discutir o cinema dos povos produzido no Brasil. A iniciativa faz parte do edital Paulo Gustavo de 2023 e foi idealizada por Luís Felipe Fernandes, conhecido como Lulu, multiartista da cidade e conta com a participação de mais três profissionais da cultura, e da publicidade de Montenegro.
O objetivo desta primeira edição do Cineclube é criar um espaço de diálogo e reflexão sobre o cinema brasileiro, abordando desde aspectos técnicos até analises mais conceituais e poéticas. Nesta primeira edição, os encontros terão como tema a cultura ecológica e o conhecimento popular brasileiro sobre a vida em equilíbrio entre a humanidade e o resto do mundo. Serão exibidos oito documentários brasileiros ao longo de cinco encontros. Um dos filmes selecionados é “A Última Floresta”, filme indígena focado no povo Yanomami, com roteiro de Davi Kopenawa, um importante pensador indígena.
Os encontros acontecerão no hall do Teatro Roberto Atayde Cardona, no Centro Cultural de Montenegro, das 14h às 17h30, durante todos os sábados de setembro e nos dias 5 e 19 de outubro. A participação é gratuita e destinada a pessoas a partir de 15 anos. No último encontro, uma convidada indígena do audiovisual estará presente para conversar sobre a produção audiovisual indígena brasileira e seu impacto.
As inscrições estão disponíveis no perfil do Instagram (@cineclubeibia), com um limite de 15 participantes por sessão. A proposta desta primeira edição busca evidenciar o cinema como ferramenta de compreensão e interpretação da realidade, promovendo um compartilhamento de conhecimentos, especialmente sobre temas relacionados à periferia, quilombos e povos indígenas que frequentemente são alvos de uma incompreensão que não busca por si aprender o que estes tem a nos ensinar.
0 Comentários