Bom Princípio já prepara a 20ª edição da Festa do Moranguinho para 2023

Após recorde de público e vendas na festa deste ano, já iniciaram os contatos, incluindo shows, para o evento de 2023 - Crédito: Prefeitura

A comissão organizadora da 19ª Festa Nacional do Moranguinho divulgou mais números do sucesso do evento. Estima-se que durante os 13 dias de festa, que terminou no último domingo, tenham passado pelo Parque Municipal de Bom Princípio cerca de 170 mil pessoas.

Iniciada no dia 7 de setembro com um desfile cívico que mobilizou toda a comunidade, a festa contou com um Palco Cultural com mais de 120 atrações locais (incluindo grupos premiados internacionalmente), de Santa Catarina e Argentina, e teve financiamento do Pró-cultura RS e Governo do Estado, além de várias bandinhas típicas circulando no parque. Teve ainda um palco com dezenas de apresentações no Biergarten – espaço com dez cervejarias artesanais – e o palco da Arena, que recebeu shows nacionais como de Jorge e Mateus, Roupa Nova, Wesley Safadão e Alok, que culminou a festa no domingo, colocando 18 mil pessoas no local de shows.

Venda de produtos como cucas e os próprios morangos bateram recorde
– Crédito: Prefeitura

Outra atração que merece destaque foi o Teatro dos Morangos de Bons Princípios. Com financiamento da Lei Federal de Incentivo, através do Ministério do Turismo, foram realizadas 18 sessões no Centro de Eventos, que foi transformado em um lindo castelo. Destaque também para o dia de maior público na festa, em 17 de setembro, que mesmo sem nenhum show nacional reuniu cerca de 40 mil pessoas no parque quando da realização do Festival de Bandas dos 13 anos da Rádio Comunidade do Vale FM e Encontro de Danças Alemãs.

A festa contou também com outros importantes espaços que atraíram milhares de visitantes. Teve feira multissetorial, agricultura familiar, agronegócio, parque de diversões, restaurantes, praça de alimentação e outras tendas com venda de alimentos, num total de 230 expositores, envolvendo cerca de duas mil pessoas entre prestadores de serviços, manutenção, segurança, limpeza, comércio, expositores e comissão.

Biergarten reuniu dez cervejas artesanais e palco com shows
– Crédito: Prefeitura

A Mostra de Morangos, localizada na entrada do evento, contou com 121 expositores, que tiveram seus morangos avaliados em cinco momentos. O resultado será divulgado nesta sexta-feira, dia 30, em evento na Sociedade Santa Cecília. Considerada uma das frutas mais saborosas pela maioria das pessoas, o moranguinho teve um significativo crescimento na comercialização nesta edição. In natura, foram vendidos dentro do parque mais de 12 toneladas nas oito bancas de produtores de morangos, além da quantidade ainda maior utilizada em delícias à base de moranguinho no Morango Platz, nas tendinhas e no espaço tradicional do Clube de Mães. Aliás, as mães se superaram novamente na venda de suas delícias. Foram produzidas pelo clube de mães aproximadamente sete mil cucas e cinco mil unidades de moranguinho com chantilly, além de roscas, pães, espetinhos e tortas. Só esta entidade consumiu mais de 1.300 kg de moranguinho no preparo de derivados de morango.

Após o encerramento na noite de domingo, foi divulgado um público total estimado de 170 mil pessoas nos 13 dias de festa
– Crédito: Prefeitura

Para o prefeito Fábio Persch a edição deste ano superou todas as expectativas. O evento marcou o retorno da festa após três anos de não realização devido a pandemia. Além disso o tempo colaborou e Fábio agradece a todos que se empenharam para o sucesso do evento. O presidente da festa, Bernardo Oliveira Rodrigues, também ressaltou a dedicação de todos os envolvidos, desde as princesas Carolina Rockenbach Schneider, Cris Helen Vogel e a rainha Julia Nicoli Reichert, mais Prefeitura, servidores, patrocinadores, expositores, morangueiros, entidades e clubes envolvidos, imprensa, apoiadores e engajamento de toda a comunidade na organização e divulgação do evento.

Bernardo informou ainda que a comissão recém encerrou uma edição e já está preparando a festa do próximo ano. O presidente da 20ª edição será André Kercher, que foi vice-presidente na festa deste ano. André destacou que o objetivo é aprimorar ainda mais e já aproveitou para convidar a todos para a próxima edição, que já tem data marcada: de 7 a 24 de setembro de 2023. Inclusive informou que terminada a festa deste ano, a comissão já está mantendo contatos com produtores, expositores e participantes para preparar a próxima edição, visando um sucesso ainda maior.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezesseis − doze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página