Ginásio Domingão vai reabrir com escolinhas de futsal e vôlei, além do Campeonato Municipal

Rodada do Campeonato Municipal de futsal prevista para a noite desta terça-feira no ginásio Domingão (foto) foi adiada - Crédito: Prefeitura
Trabalhar o esporte com atividades contínuas e no contraturno escolar. Esse é um dos principais objetivos das “Escolinhas Desportivas”, uma ação da Prefeitura de Montenegro, realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)/Diretoria de Desporto, que visa desenvolver a prática em crianças e adolescentes da cidade. Com a iniciativa, jovens a partir de 6 anos, estudantes das instituições de ensino municipais e estaduais, poderão praticar várias modalidades quando estiverem fora da sala de aula.
De acordo com o diretor municipal de Desporto, Odilson Soares, a ideia é que, inicialmente, as modalidades trabalhadas sejam futsal, voleibol, jiu jistu e atletismo. As práticas, em alguns casos, envolverão projetos de fora da Prefeitura, como o “Vôlei Transforma”, do ex-jogador da seleção Gustavo Endres, que atenderá a 100 crianças do município.
Ginásio Domingos dos Santos está pronto para receber jogos
– Crédito: Prefeitura
Segundo Odilson, além de criar atividades que visam melhorar a qualidade de vida das crianças, a ação marcará o retorno de um dos espaços esportivos mais importantes e que faz parte da história da cidade: o ginásio Domingos dos Santos, o “Domingão”, que estava fechado faz cerca de 17 anos. A ideia é que todas as ações sejam desenvolvidas dentro dele e nos seus arredores. “Queremos não só incentivar o esporte nos mais jovens, mas devolver esse ginásio tão fundamental para a população”, enfatiza Odilson. O Domingão foi inaugurado junto com o Parque Centenário, em 5 de maio de 1973. Passou por reformas no telhado, quadra e outras melhorias. E só agora voltará a receber jogos.
O diretor destaca que, com a volta das aulas, haverá reuniões com os professores de Educação Física das escolas para que seja feita uma triagem para captação dos alunos que participarão da iniciativa. A princípio, a atuação será no contraturno escolar e a ideia é que sejam abertas outras vagas futuramente. Tanto o voleibol, como futsal e atletismo ocorrerão duas vezes por semana. As corridas serão desenvolvidas, segundo Odilson, na pista de caminhada no entorno do lago do Parque Centenário. Sobre os esportes que envolvem as lutas, além do jiu jjitsu, não está descartada também a escolinha de karatê. “Nossa ideia é oferecer o máximo de oportunidades possíveis para que todos os gostos sejam contemplados”, pondera o diretor.
As Escolinhas, que ainda estão em processo de planejamento pela Diretoria de Desporto, devem começar logo que o ginásio “Domingão” esteja pronto para uso. De acordo com Odilson, neste momento, as obras estão no processo de aprovação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Para o diretor municipal, ainda em março o espaço já deve estar aberto para o desenvolvimento da atividade.
Segundo Odilson, as “Escolinhas Desportivas” não estão sendo tratadas como um projeto com tempo determinado. Para ele, é uma ação fixa a ser mantida com o passar dos anos. “Estamos plantando uma semente para que o esporte montenegrino saia ganhando. Nossos estudantes precisam disso”, enfatiza. A valorização do esporte local também se faz necessária, segundo o diretor, pelas consequências da pandemia da Covid-19, que fez com que os pais e os próprios jovens tivessem receio de sair de casa para não contrair o vírus. “Queremos implantar essa proposta para que Montenegro, novamente, seja referência no esporte, assim como foi em décadas passadas”, salienta.
Municipal de futsal
O Domingão, juntamente com com os ginásios das localidades de Campo do Meio e Santos Reis, também irá receber jogos do Campeonato Municipal de futsal. As partidas devem ocorrer nas noites de quintas-feiras, a partir das 19h. Odilson espera que o certame inicie ainda neste mês de março e ressalta que as inscrições seguem abertas até a próxima segunda-feira, dia 7, quando terá uma reunião às 19h na sala de Desporto, no Parque Centenário, com os representantes das equipes inscritas. Mais de dez equipes já estão inscritas na força livre masculino, além de sete nos veteranos e alguns times interessados em disputar o feminino.
Além dos jogos escolares previstos agora para março, Odilson diz que também deve ocorrer um campeonato municipal de vôlei de quadra e a segunda edição do campeonato municipal de futebol de campo (onze) que deve voltar em maio. Para os dias 1, 2 e 3 de abril está programado o Circuito de jogos adaptados para idosos, que está com inscrições abertas pelo telefone 99748 7132 ou e-mail smec.desporto@montenegro.rs.gov.br.

0 Comentários

Deixe um Comentário

17 + um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página