Morre Oscar Sost, um dos fundadores da Móveis Kappesberg
Na companhia de familiares, em sua residência, em Salvador do Sul, faleceu, por volta das 5h deste sábado, Oscar Valentim Sost, aos 88 anos. Já há algum tempo o empresário, um dos fundadores da Móveis Kappesberg (Grupo K1), vinha enfrentando problemas de saúde.
O velório de Sost está sendo realizado na Capela Velatória da Funerária Hartmann. O sepultamento acontecerá no Cemitério Católico da cidade, após missa, às 10h deste domingo, na capela católica.
Oscar Sost parte deixando um grande legado para a região. Sua atuação foi decisiva para que a Móveis Kappesberg virasse realidade e se transformasse numa das maiores empregadoras do Vale do Caí e em referência na produção de móveis na América Latina.
O homem de jeito simples e que por anos trabalhou junto a um curtume no centro de Salvador do Sul, onde comercializava e reparava calçados numa sala cujas paredes eram tomadas por pôsteres do Grêmio, decidiu apostar forte no sonho de um de seus filhos, Carlos Sost, e de um amigo, Celso Theisen. Ações como vender um sítio e terrenos, somando cerca de US$ 20 mil (dado da Revista Amanhã) para investimento no projeto, levaram um fabriqueta de artesanato a se tornar grupo empresarial com arrecadação superior a R$ 600 milhões (dado da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, do Grupo Globo).
O Grupo K1, numa área de 200 mil metros quadrados, em Tupandi, para onde migrou no ano de 1995 deixando Salvador do Sul, produz cozinhas, dormitórios, escritórios, sala de estar e de jantar, entre outros itens, exportados para cerca de 50 países. São quatro marcas que integram seu portfólio, sendo a Kappesberg a maior.
* Editado em 31/07/2022 – 9h40.
0 Comentários