Treinamento internacional para desastres no Caí tem até resgate em avião

Curso internacional de intervenção em desastres ocorre na UCS com com participantes do Brasil e outros países - Fotos: Castor Becker Júnior

Bombeiros voluntários de diversas partes do Rio Grande do Sul (São Sebastião do Caí, Rolante, Garibaldo, Nova Petrópolis, Tapejara, Faxinal do Soturno e diversas outras cidades – além de Santa Catarina, São Paulo e até do Paraguai) participam do Curso Internacional de Intervenção em Desastres, com instrutores brasileiros, chilenos e mexicanos, em São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul. A programação começou na tarde da sexta-feira (8 de dezembro), seguindo o dia todo e na noite do sábado (9); com instruções e simulações também durante todo o domingo. A movimentação ocorre na Escola de Bombeiros Voluntários, que funciona no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) no Município.

O curso é promovido pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), em parceria com o grupo Rescate Internacional TOPOS – uma entidade internacional, sem fins lucrativos, e que atuou nos terremotos no Taiwan (1999), Irã (2003), Indonésia (2004, 2008), Itália (2009), Haiti (2010 e 2021) e Chile (2010), Nova Zelândia e Japão (2011), Peru (2012), Guatemala (2012), Equador (2016), Cidade do México (2017), Indonésia (2019) e Turquia (2023).

O treinamento ocorre em regime de imersão, com os alunos permanecendo acampados na área da UCS em Caí. Onde têm aulas e realizam manobras sobre Sistema de Comando de Incidentes (SCI), resgate de vítimas em inundações e áreas instáveis, além de buscas em áreas de mata, regate em estruturas colapsadas e outros cenários.

O curso ainda terá uma segunda turma programada para a terça-feira (12 de dezembro), seguindo até a quinta-feira (14). Neste caso, composta também por bombeiros voluntários, mas contando ainda com agentes de Defesa Civil e do Samu.

Fotos e informações:

Castor Becker Júnior

Assessor de Imprensa Voluntário

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

cinco × um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página