Tapetes coloriram o centro do Caí na celebração de Corpus Christi

Vários grupos da igreja Católica confeccionaram os tapetes desde o início da manhã - Crédito: Madali/Prefeitura

Com um belo dia de sol, os tapetes coloridos, de serragem, flores e outros ornamentos, coloriram as ruas principais de São Sebastião do Caí no feriado desta quinta-feira, dia 8.

O Dia de Corpus Christi, em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados de maneira figurada pelo pão e vinho –, é celebrado pela Igreja Católica.

Desde as seis horas da manhã os fiéis se dedicaram à confecção dos tapetes no Caí, reunindo as várias comunidades e grupos católicos do município.

Na programação especial desse dia, além da confecção dos tapetes, aconteceu a missa às 10 horas, seguida da Procissão e almoço com a tradicional galinhada, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião.

Sobre a Tradição de Corpus Christi

Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem de Jesus Cristo.

Um dos símbolos mais famosos de Corpus Christi são as procissões que passam por tapetes coloridos com desenhos religiosos. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas.

Crédito: Madali/Prefeitura

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

2 + 10 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página