Situação do rio Caí é tranquila, mas Defesa Civil está em alerta

Rio Caí está em cota de atenção e teve uma pequena elevação desde ontem devido a volta das chuvas - Crédito: Defesa Civil do Caí

Mesmo com a volta da chuva, que ocorre na região desde ontem e prosseguiu na madrugada de hoje, quarta-feira, dia 13, a situação do rio Caí ainda é tranquila. A Defesa Civil dos municípios segue monitorando desde a região da Serra, já que a previsão é do tempo continuar instável hoje, inclusive com possibilidade de chuva mais intensa. E a instabilidade deve continuar na quinta-feira, com o tempo só melhorando a partir de sexta-feira, tendo previsão de sol no final de semana.

As famílias de atingidos pela enchente da semana passada recém puderam voltar para os seus lares. Foi à terceira cheia do rio Caí em menos de três meses, sendo menor que a grande enchente do ciclone de junho e maior que a de julho. E como a região corre o risco de sofrer mais enxurradas e tempestades, devido a fenômenos como o El Niño, além da grande preocupação com a catástrofe no Vale do Taquari, aumentou a importância da prevenção, através de alertas para mobilização e possível retirada de famílias das zonas de risco.

Pelas réguas da CPRM, que monitora a bacia hidrográfica do rio Caí desde a Serra, a situação permanece tranquila. Na régua situada em Nova Palmira (Caxias do Sul) o rio estava em 87 centímetros às 6h30 da manhã desta quarta-feira, em cota de atenção, mas bem abaixo da cota de inundação que é a partir dos 4m70cm.

Já em São Sebastião do Caí o rio deu uma pequena subida desde o final da tarde de ontem, de 5m16cm para 5m63cm às 7h da manhã de hoje, estando também em cota de atenção. A cota de inundação no Caí é a partir de 10m50cm. “O rio apresenta uma elevação e estamos monitoramento. Dependendo do caso podemos entrar em alerta. As chuvas de ontem resultaram nesta elevação, mas ainda tem a chuva da noite e madrugada de hoje. Ontem ainda levamos mais famílias de volta para suas residências. Não estamos trabalhando com a possibilidade de nova enchente, mas vai depender das chuvas nas próximas horas. Faremos um novo monitoramento às 9 horas”, informou o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Ênio dos Santos

Em Montenegro, que também recém saiu de uma terceira enchente, o nível do rio marcava 3m83cm às 6h30 da manhã de hoje. Deu uma pequena elevação, de 12 centímetros, desde a noite de ontem. Está em cota de atenção, mas bem próxima da de alerta que é a partir dos 4 metros, sendo que a cota de inundação começa nos 6 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil local, Clóvis Pereira, está sendo feito o monitoramento. “A partir dos 5 metros iniciamos o plano de contingência, mas por enquanto não temos nenhuma ocorrência”, ressalta.

0 Comentários

Deixe um Comentário

19 + 20 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página