Sedentarismo de jovens: projeto da Escola Josefina se classifica para feira nacional

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Jacques Noronha, do bairro Vila Rica, em São Sebastião do Caí, foi selecionada para participar da X Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), uma feira nacional que acontece em setembro, em Joinville (Santa Catarina). O projeto que classificou os estudantes caienses tem um tema bem atual: o sedentarismo entre os jovens. “Ele foi construído com muito envolvimento dos alunos e professores, e tem mobilizado toda a comunidade escolar com ações práticas e reflexões importantes”, destaca o professor Cristian Barbosa. “Quem vai nos representar são três alunas super dedicadas. E a escola está organizando algumas ações para arrecadar recursos e tornar essa participação possível”, completa.
A feira vai ocorrer entre os dias 8 e 12 de setembro. De acordo com a diretora da escola, Cláudia Kich da Silva, o projeto intitulado “Da tela parada ao corpo parado: sedentarismo entre jovens” foi construído a partir de uma reflexão coletiva sobre os hábitos das novas gerações, especialmente em relação ao tempo excessivo em frente às telas e à falta de movimento físico no dia a dia. A proposta busca conscientizar, provocar mudanças e incentivar práticas mais saudáveis dentro e fora da escola.
A orientação do trabalho é da professora Rosaura Maria Soares, que atua como vice-diretora do turno da manhã e ministra aulas de História e Geografia no turno da tarde. Já a coorientação é do professor Raul Trindade Pereira da Costa, docente de Educação Física, que tem liderado ações práticas e motivadoras com os alunos.
Uma das intervenções realizadas foi o “1º Josefina na Bike”, evento que envolveu estudantes do 6º ao 9º ano em um percurso de mais de 10 quilômetros pelo município. Em pontos estratégicos, os grupos cumpriam tarefas e desafios que integravam educação, saúde e cooperação. Em agosto, o projeto terá uma nova etapa, chamada “Currículo”, com a participação dos alunos do 1º ao 5º ano. Além disso, o professor Raul, juntamente com o grupo autor do projeto, promove duas vezes por semana momentos de movimento corporal nas salas de aula, denominado “alongamento coletivo”. A partir dos próximos dias, essas atividades serão estendidas para o pátio da escola, envolvendo todos os estudantes em ações de cuidado com o corpo e a saúde.
O grupo que irá representar a escola na feira é formado pelas alunas Isadora Schäffer, Maria Alice Correa e Maria Júlia Somacal Knapp. Elas serão as responsáveis por apresentar o projeto, compartilhar os resultados das ações e representar São Sebastião do Caí com orgulho e comprometimento.
Para tornar possível essa participação na FEBIC, a escola está organizando promoções e ações comunitárias com o objetivo de arrecadar recursos e garantir a presença das alunas no evento. A Escola Josefina acredita que projetos como esse valorizam o ensino pela pesquisa, promovem o protagonismo estudantil e fortalecem a educação pública de qualidade. “A conquista é de todos: estudantes, professores, direção, famílias e comunidade escolar”, destacam.
0 Comentários