Rio sobe mais de 3,7 metros e entra em cota de atenção no Caí

Rio subiu de 2m22cm para 6 metros desde sábado devido aos cerca de 100 mm de chuva e a previsão é de uma semana muito chuvosa - Crédito: CPRM

Desde sábado passado o rio Caí subiu 3 metros e 72 centímetros. Pela régua da CPRM em São Sebastião do Caí, na tarde de sábado, às 14h marcava 2m22cm. E no início da manhã de hoje, segunda-feira, às 6h, estava em 5m94cm. Com isso entrou na cota de atenção, que é acima dos 5 metros. E já se aproxima da cota de alerta, que é quando alcança os 7 metros.

Isso é decorrente do grande volume de chuva que acontece desde sábado. Só nas últimas 24 horas foram 48,2 milímetros de chuva e desde sábado já são cerca de 100mm. Lembrando que a enchente no Caí começa a partir dos 10m50cm.

Na Serra o rio também já subiu consideravelmente. A régua da CPRM em Nova Palmira (Caxias do Sul) aponta uma elevação de quase 2 metros, já se aproximando da cota de atenção.

Montenegro também se aproxima da cota de atenção dos 3 metros, com o rio tendo subido quase um metro e meio desde sábado. Na régua da CPRM estava em 2m91cm hoje às 6h30 da manhã.

Risco de inundação

Defesa Civil e Bombeiros estão em alerta, já que a previsão é de uma semana muito chuvosa, podendo gerar alagamentos e uma nova inundação. A previsão é de que todos os rios do Estado, incluindo o Caí, terão uma expressiva elevação de nível devido ao grande volume de chuva que deverá ocorrer nesta semana. O Baroclima Meteorologia está alertando com relação ao risco de nova enchente. Desde junho, quando aconteceu uma enchente histórica na região, foram oito vezes que o rio chegou a cota de inundação no Vale do Caí. A chuva só deve dar uma trégua em torno do dia 21 de novembro.

A Defesa Civil do Estado emitiu novo alerta com relação a possibilidade de chuva forte e intensa, descargas elétricas, vento forte e queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta que as tempestades ganham força.

O Baroclima Meteorologia aponta que o Rio Grande do Sul terá uma sequência de dias que trarão muitos transtornos aos gaúchos, com muita instabilidade a partir dessa segunda-feira, dia 13. E que preocupa bastante o cenário de chuva para essa próxima semana, incluindo elevadíssimos acumulados previstos.

Uma das regiões que devem ser mais afetadas é da Serra, o que pode impactar no Vale do Caí com a possível alta do nível do rio. O dia mais crítico deverá ser na terça-feira, 14 de novembro, incluindo também a Região Metropolitana, podendo superar os 100 milímetros de chuva.

O Climatempo também traz previsão de chuva para esta segunda-feira na região, inclusive com tempo severo, chuva forte e trovoada, podendo chegar a um acumulado de 50 milímetros. Para terça-feira o tempo segue instável, com risco de temporal. Segue instável, devendo se agravar na quinta-feira, só devendo melhorar na próxima semana, mas sem descartar novas pancadas.

Em caso de emergência deve se ligar no telefone 193.

0 Comentários

Deixe um Comentário

quinze − doze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página