Alerta para muita chuva e risco de alagamentos

Imagem Ilustrativa/Inmet

A Defesa Civil do Estado emitiu novo alerta com relação a possibilidade de chuva forte e intensa, descargas elétricas, vento forte e queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta que as tempestades ganham força.

O Baroclima Meteorologia aponta que o Rio Grande do Sul terá uma sequência de dias que trarão muitos transtornos aos gaúchos, com muita instabilidade a partir dessa segunda-feira, dia 13. E que preocupa bastante o cenário de chuva para essa próxima semana, incluindo elevadíssimos acumulados previstos.

Uma das regiões que devem ser mais afetadas é da Serra, o que pode impactar no Vale do Caí com a possível alta do nível do rio. O dia mais crítico deverá ser na terça-feira, 14 de novembro, incluindo também a Região Metropolitana, podendo superar os 100 milímetros de chuva.

Devido à chuva que já ocorre desde sábado, inclusive com fortes pancadas e alguns alagamentos, o rio Caí já teve uma pequena elevação, assim como os arroios, que são seus afluentes, e as áreas de várzea. A previsão é de que todos os rios do Estado, incluindo o Caí, terão uma expressiva elevação de nível devido ao grande volume de chuva que deverá ocorrer nesta semana. O Baroclima está alertando com relação ao risco de nova enchente. Desde junho, quando aconteceu uma enchente histórica na região, foram oito vezes que o rio chegou a cota de inundação no Vale do Caí. A chuva só deve dar uma trégua em torno do dia 21 de novembro.

O Climatempo também traz previsão de chuva para esta segunda-feira na região, inclusive com tempo severo, chuva forte e trovoada, podendo chegar a um acumulado de 50 milímetros. Para terça-feira o tempo segue instável, com risco de temporal. Segue instável, devendo se agravar na quinta-feira, só devendo melhorar na próxima semana, mas sem descartar novas pancadas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

um × 5 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página