Região do 27º BPM apresentou redução de homicídios, furtos e roubos

Intenso trabalho do policiamento resultou na queda dos índices de criminalidade - Crédito: BM

O comandante do 27º BPM, tenente-coronel José Luís Krauze do Nascimento, divulgou as estatísticas e dados operacionais oficiais referente ao ano de 2023. Os números se referem aos dez municípios do Vale do Caí, sob responsabilidade do Batalhão, entre eles São Sebastião do Caí (sede), Bom Princípio, Feliz, Alto Feliz, Linha Nova, Vale Real, São Vendelino, Tupandi, Harmonia e São José do Hortêncio.

Krause destaca que os dados decorrem de intenso trabalho de todo o efetivo do 27º Batalhão de Polícia Militar, que diuturnamente patrulham as avenidas, ruas, bairros, escolas, comércios, áreas rurais e praças. As estatísticas são avalizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e seguem acompanhamento diário pela Plataforma de análise criminal Avante.

Os crimes violentos letais e intencionais, isto é, crimes contra a vida, tiveram drástica redução, em especial Homicídios com redução de 50%. E o ponto mais positivo foi que os feminicídios (assassinato de mulheres) e latrocínios (matar para roubar), tiveram 100% de redução em comparação com 2022.

Já os crimes contra o patrimônio, que eram uma problemática em toda a região, também apresentaram forte queda, decorrente da ação permanente do policiamento ostensivo, que identifica e aborda suspeitos e veículos que transitam na região. Os furtos qualificados, como arrombamentos, reduziram em 39,34%, abigeato (furto de gado) em 47,06% e o furto a pedestre 24,63 a menos que 2022.

Reforço na fiscalização e patrulhamento tem dado bom resultado – Crédito: BM

 

Também houve um importante acréscimo na apreensão de armas de fogo e munições, bem como valores em espécie, decorrentes de prisões em flagrante por tráfico de entorpecentes e jogos de azar.

Os roubos a comércios, residências e a pedestres, foram crimes que também apresentaram forte queda. Os resultados decorrem das operações diárias da Brigada Militar, que atuam em horários, locais e de maior concentração de pessoas, veículos e por óbvio, aglomeração de comércios de toda espécie.

Também ocorreu acréscimo nas abordagens policiais qualificadas, isto é, barreiras policiais pontuais na região, que buscam a identificação de foragidos, carros roubados/furtados e não menos importante os cometimentos de contravenções penais e infrações de trânsito. Isso significa que 42 mil pessoas foram abordadas e revistadas, 5247 autos de infração de trânsito (multas) foram lavrados e 10152 Boletins de Atendimentos foram expedidos, além de 644 Termos Circunstânciados (ocorrências de menor potencial) que foram lavrados no ato pelas patrulhas, sem necessidade das partes envolvidas deslocarem para Delegacias da região.

Salienta-se o importante trabalho em conjunto com a Polícia Civil, em especial com as DPs de São Sebastião do Caí, Bom Princípio e Feliz. O trabalho surtiu ótimos resultados, com operações conjuntas, desarticulando grupos criminosos que tentam se instalar na região.

O comandante do Batalhão elogia também a importante parceria com o Ministério Público e o Judiciários, junto as comarcas de São Sebastião do Caí e da Feliz, que sistematicamente conversam, ajustam pautas de importância a segurança pública, que terão consequências junto aos processos criminais. “Para 2024 a meta e objetivos serão de intensificar, melhorar e manter os índices atingidos em 2023”, frisa o comandante do 27º BPM, tenente-coronel José Luís Krauze do Nascimento.

0 Comentários

Deixe um Comentário

3 + dezessete =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página