Referência para partos de alto risco, Hospital de Canoas vai suspender atendimento de gestantes

Hospital Universitário suspende nesta sexta-feira o atendimento de gestantes - Crédito: Cremers

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), em reunião extraordinária realizada ontem, quarta-feira, dia18, através de votação decidiu pela interdição ética parcial do trabalho médico no Hospital Universitário (HU) de Canoas. A partir das 11h da manhã desta sexta-feira, dia 20, estará proibido o trabalho médico em setores críticos como a UTI Neonatal, o Centro Obstétrico e a Internação Pediátrica, sendo suspensas novas internações e atendimentos. O HU é referência para 150 municípios, incluindo os do Vale do Caí, para casos de alta complexidade, especialmente gestações de alto risco.

A Secretaria de Saúde do Estado deve elaborar um plano de contingência direcionando novos pacientes para novas internações. A medida agrava a situação na região, já que o HM Regional (Hospital Montenegro) também suspendeu o atendimento no centro obstétrico desde 6 de fevereiro, atingindo 14 cidades do Vale do Caí. Para evitar a desassistência, pacientes sem alto risco são direcionadas para hospitais de Campo Bom, Sapucaia do Sul e Garibaldi. O Plano de Contingência tem validade inicial de 15 dias, mas pode ser prorrogado. Os municípios serão os responsáveis pelos encaminhamentos das pacientes.

Prefeitos do Vale do Caí terão uma reunião no Hospital Montenegro na próxima segunda-feira para verificar a situação da casa de saúde.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dois × quatro =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password