Presidente da OAB de Montenegro alerta para o golpe do falso advogado

Advogado Vinícius Kirsten já teve a sua foto usada por golpistas

O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montenegro, Vinícius Kirsten, fez um alerta sobre o chamado “golpe do falso advogado”. Vinícius diz que grande parte dos advogados de Montenegro e da região já teve o nome e foto usados por criminosos, através de clonagem. O próprio Vinícius teve sua foto clonada em whatsApp por duas vezes, uma em julho e outra agora duas semanas atrás, com pelo menos duas vítimas realizando pagamentos para estelionatários.

Vinícius lembra que o combate ao golpe se tornou prioridade por parte da OAB. Ele lembra que foi firmado convênio com a Polícia Civil, Brigada Militar e autoridades, para conter as fraudes. Ressalta que o golpe já se espalhou pelo Brasil. Os prejuízos, nos últimos três anos, em todo o país, são estimados em mais de R$ 2,8 bilhões. Só uma das vítimas, moradora de Parobé e destacada em reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, do último domingo, perdeu R$ 255 mil.

No golpe, criminosos se passam por advogados para prometer a liberação de benefícios ou indenizações, pedindo pagamentos adiantados. Segundo o delegado Marcos Eduardo Pepe, titular das Delegacias de Polícia de Bom Princípio e de Montenegro, já foram muitas vítimas na região. E não só clientes, mas também advogados que foram envolvidos por golpistas.

Os criminosos enviam mensagem por perfil falso, com foto de um advogado conhecido, informando sobre supostos valores a receber, mas que para a liberação precisaria pagar taxa ou custas. Após a vítima pagar, o contato é bloqueado. A orientação é de que, ao receber a mensagem de um número estranho, mesmo que tenha a foto do seu advogado, não deve fazer pagamentos. Deve fazer contato direto com o advogado de confiança. A Polícia apurou que quadrilhas usam credenciais de advogados para acessar os sistemas online da Justiça, onde conseguem informações sigilosas dos processos e contatos das partes envolvidas. Chegam a forjar documentos oficiais. E já utilizam a inteligência artificial para aperfeiçoar a fraude, inclusive usando a voz do advogado, através de clonagem.

Como se prevenir

– Desconfie de contatos que prometem liberação imediata de valores mediante pagamento antecipado;
– Verifique e-mails e números de WhatsApp. Contatos oficiais não solicitam Pix para liberar créditos judiciais;

– Confirme informações nos autos do processo e em canais oficiais do respectivo tribunal.

0 Comentários

Deixe um Comentário

17 + 3 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password