Nova reunião encaminha retomada da Traumatologia no HM

Reunião ocorreu no Hospital Montenegro - Crédito: Prefeitura
Prefeitos e lideranças da região participaram de uma importante reunião no Hospital Montenegro (HM) nesta manhã de quinta-feira, dia 20. Em pauta, a minuta do convênio que os municípios do Vale do Caí vão formalizar com o HM para a retomada dos atendimentos de Ortopedia e Traumatologia na instituição. O encontro também contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Andreia Coitinho da Costa, e do gerente de Contratos e Convênios, Silvio Kaél.
O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, vem liderando, há meses, a busca de entendimento entre Estado, Hospital e prefeitos para reativar o serviço. “A reunião desta manhã serviu para alinhavar algumas cláusulas do modelo de contrato que será adotado por todos os municípios”, explica. Segundo ele, o encontro foi muito produtivo e marcado por um tom conciliador. “Todas as comunidades vão ganhar com isso”, acrescenta o prefeito.
No dia 26 de abril, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve em Montenegro para anunciar a disposição do Estado em retomar as atividades de Traumatologia no Hospital. Um valor fixo será repassado à instituição todos os meses e as cidades da região que serão atendidas pagarão um complemente proporcional ao número de habitantes. Agora, com o formato jurídico definido, cada Administração irá procurar o Hospital para formalizar o acordo.
Zanatta lembra que a volta dos atendimentos de Traumatologia na cidade vai reduzir o sofrimento das pessoas da região. Especialmente dos idosos vítimas de fraturas, que sofrem muito durante o transporte e se sentem perdidos numa cidade grande, onde não conhecem ninguém e ficam longe de suas famílias. Desde o fim do ano passado, moradores da região que sofrem fraturas são transferidos para Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas.
A comissão que fez o estudo e o alinhamento do convênio de modo a atender a todos os envolvidos foi composta pelos secretários de Saúde de Montenegro, Tupandi e Capela de Santana, junto com técnicos da Associação dos Municípios do Vale do Caí (AMVARC).

0 Comentários

Deixe um Comentário

4 × um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página