Montenegro inaugura a maior praça inclusiva do Estado

Praça abriga brinquedos totalmente inclusivos, adaptados para cadeirantes e crianças com mobilidade reduzida - Crédito: Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Montenegro fará, na próxima sexta-feira, dia 16, a inauguração da Praça da Inclusão. Conforme a Prefeitura, trata-se de uma iniciativa que beneficiará toda a população local e regional. O espaço, conquistado por meio do programa Avançar no Turismo RS, do Governo do Estado, é um dos primeiros e o maior já construído no Rio Grande do Sul. A praça, localizada dentro do Parque Centenário, será oficialmente entregue às 13h30.

Concebido em tons de azul, que desperta a calma e maior equilíbrio em crianças autistas, a praça abriga brinquedos totalmente inclusivos, adaptados para cadeirantes e crianças com mobilidade reduzida. O planejamento do espaço conta com rampas de acesso, guarda-corpo metálico e piso tátil, incluindo piso de borracha nos playgrounds, evitando lesões graves em caso de quedas. O projeto também contemplou a construção de um caminho sensorial e a instalação de painéis sensoriais, que proporcionam à criança o desenvolvimento sensorial e cognitivo, através do ritmo, e estimulam a coordenação motora e social.

Segundo o prefeito Gustavo Zanatta, o projeto também busca suprir a carência de espaços de lazer acessíveis e inclusivos para as crianças. O local terá balanço para cadeirantes, gangorra, domo scandere, cavalo de mola, gira-gira, balanços, túnel, entre outros ítens. “É uma conquista importante para a comunidade, mas principalmente para as crianças com transtorno do espectro autista e com problemas de mobilidade”, enfatiza Zanatta.

Inauguração será na próxima sexta-feira
– Crédito: Prefeitura

O entorno da praça é completado por uma pista de educação de trânsito infantil. A pista tem por objetivo ensinar aos pequenos sobre as sinalizações verticais e horizontais de trânsito, com as devidas marcações, faixa de pedestre, placas e sinaleira, podendo ser utilizada também por bicicletas.

O valor total da obra é de pouco mais de R$ 600 mil. O espaço estará à disposição da comunidade já na sexta-feira para que população se aproprie dele. “É importante que haja um cuidado por parte das pessoas para que a praça esteja sempre em condições para quem realmente necessita dela”, destaca o prefeito.

A praça inclusive fica à esquerda de quem entra pelo pórtico do Parque Centenário, no local da pista de kart. O parque vem passando por um processo de revitalização, com várias melhorias. Neste ano já foi palco da Festa dos 150 anos do município, com grandes shows nacionais realizados em maio. E a partir desta sexta-feira, dia 16, também terá a 2ª edição do São João do Montenegro – O maior São João do sul do Brasil, com dez dias de muitas atrações e entrada franca.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

vinte − quatro =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página