Montenegro ganha Centro de Atendimento especializado para pessoas com Autismo

A partir de hoje, de forma oficial, o município de Montenegro tem um CAS/TEA – Centro de Atenção à Saúde da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que recebe o nome de Dominó. O novo serviço funciona na Rua Ricardo Jahn, 320, e será voltado ao atendimento especializado de pessoas com diagnóstico ou em investigação de Autismo em crianças e adolescentes. Além do aporte municipal, o centro tem recursos de emenda da deputada federal Franciane Bayer (REPUBLICANOS) e emenda impositiva do vereador Alemão Baumcar (PODEMOS).
O CAS/TEA conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicopedagoga, musicoterapeuta, nutricionista e neuropediatra. O serviço oferece atendimentos mediante agendamento, após encaminhamento da rede pública de saúde ou por acolhimento espontâneo, ampliando as possibilidades de acesso da comunidade.
Hoje pela manhã, autoridades participaram da inauguração. O prefeito Gustavo Zanatta destacou a ampliação dos investimentos no atendimento aos autistas. “Antes de ser prefeito, trabalhei na área da saúde. Sei da importância dos investimentos e podem ter certeza, eles só vão aumentar”, disse o prefeito.
SAIBA MAIS
– O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. As características variam amplamente entre os indivíduos, por isso o termo “espectro” é utilizado.
– Os sintomas costumam aparecer nos primeiros anos de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento da pessoa com TEA.
– De acordo com estimativas internacionais, cerca de 1 a cada 36 crianças pode estar dentro do espectro autista, o que reforça a importância de políticas públicas específicas e a criação de espaços como o CAS/TEA Dominó, que visam garantir acompanhamento contínuo, multidisciplinar e humanizado.



0 Comentários