Médica cubana oferece consultas e remédios gratuitos em tendas nos bairros de São Sebastião do Caí

Atendimento já ocorreu aos domingos nos bairros mais afetados pela enchente, como Navegantes, Quilombo e Rio Branco - Crédito: Reprodução

A médica cubana Brizaida Silot Ramires, juntamente com um grupo de voluntários, está oferecendo consultas e medicamentos em bairros de São Sebastião do Caí. “Fazemos aos domingos, nas ruas ou parques”, afirma a médica, citando que as ações já ocorreram nos três últimos domingos, nos bairros Navegantes, Quilombo e Rio Branco, que estão entre os mais afetados pelas inundações.

Através de tendas, a população é atendida de forma gratuita. “A idéia surgiu quando estávamos atendendo um comboio humanitário, que veio de Caxias do Sul. Pedi para um dos médicos uma tenda gazebo e remédios. E convidei a doutora Brizaida”, lembra Júlio Moraes.

“Surgiu devido ao caos que está sentindo a cidade. Muita gente que visitei nos abrigos estava sem medicação. Queremos ir a todos os bairros”, declara a médica. “Está tendo bastante aceitação porque não há restrições enquanto as pessoas terem acesso. O requisito é precisar. E pode ser de qualquer localidade ou até município vizinho. Estamos lá para prestar serviço. Adultos e crianças. Não precisa nem cadastro”, completa. “Além dos medicamentos, damos consultas médicas, oferecemos ajuda psicológica, inclusive da psicóloga Miriam, e do município vizinho de Bom Princípio. O pessoal que nos ajuda também é de Alto Feliz, Porto Alegre, Caxias do Sul, Osório e até de São Paulo. A participação está aberta para quem quiser ajudar”, afirma, citando que também vem remédios do Governo do Estado, diretor da Base Aérea de Canoas, além de doações por intermédio do Colono Badin e do cantor Gustavo Lima.

“Os medicamentos vêm de vários lugares. São entre 150 e 200 pessoas atendidas em cada domingo”, relata Júlio, esperando que tenha tempo bom no próximo domingo para que tenha novo atendimento, que deve ocorrer no bairro Vila Rica.

Medicamentos são oriundos de doações – Crédito: Reprodução

0 Comentários

Deixe um Comentário

17 − dez =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página