Harmonia: 2023 com muitas realizações e projetando várias melhorias para o próximo ano

Conclusão da ampliação do Centro Municipal de Saúde é uma das prioridades

O ano de 2023 se aproxima do seu final e mais uma vez a comunidade de Harmonia foi contemplada com várias obras e melhorias. “Apesar de todo o transtorno causado a nós em função de vendavais e enxurradas, foi um ano muito bom, pois conseguimos realizar investimentos em diversas frentes”, avalia o prefeito Ernani Forneck, ao lado do vice Leozildo Rodrigues Lira. Ele lembra a dificuldade que os municípios enfrentaram em anos anteriores devido à pandemia. Mesmo assim, principalmente neste ano, se conseguiu fazer vários investimentos. E mais está projetado para 2024.

Pavimentações acontecem em várias ruas

Durante a pandemia a prioridade foi para a saúde. Depois mais se investiu em infraestrutura e outras obras, incluindo também o apoio a agricultura. Uma das principais demandas continua sendo os asfaltamentos e por isso no próximo ano seguirá o programa de pavimentações. Segue a busca para o asfaltamento da Transcitrus, entre Harmonia e Pareci Novo, com recursos federais. Outra prioridade será a recuperação do trecho de 2,7 quilômetros de ligação com Tupandi, através de recapeamento asfáltico. “É uma das principais obras”, destaca Ernani. Entre outras obras em andamento e projetadas, estão à conclusão da ampliação do Centro Municipal de Saúde, a reforma do atual Posto de Saúde, reforma da Casa das Irmãs para ser aproveitada como espaço público, busca por mais recursos para a obra do Centro Cultural, melhorias no Ginásio Municipal, construção de museu, entre tantas outras.

A ampliação do Centro Municipal de Saúde chama a atenção, tendo uma área total de 439 metros quadrados, com investimento de cerca de 1,5 milhão de reais, através de recursos próprios. No térreo terá uma sala de espera, recepção, sanitários, depósito e seis salas de atendimento. Já no segundo piso terá uma sala de reuniões de 52m² e um salão de 108m², além de um escritório, área de circulação e sanitários. Além do valor investido na construção do prédio, o prefeito lembra que será necessário equipar todo o espaço. O terreno em que está ocorrendo à construção foi adquirido quando Ernani era secretário municipal da Saúde e agora ele comemora o fato da obra estar na sua reta final, ressaltando que com isso a população poderá receber um melhor atendimento, com mais agilidade e conforto.

Prefeitura vai buscar mais recursos para a construção do Centro Cultural

O Centro Cultural é outro sonho antigo que saiu do papel e está virando realidade. Foi executada uma primeira etapa de construção, com a concretagem do primeiro piso do prédio situado nos fundos da Praça Municipal Pedro Bertoldo Gewehr. A primeira etapa contemplou a parte estrutural de fundação de lajes de sustentação, além de incluir a sede da Feira do Produtor Rural, foram investidos aproximadamente R$ 600 mil, com recursos próprios e do Governo Federal. Para o vice-prefeito Leozildo Rodrigues Lira, já foi dado um passo importante para o andamento da obra. E segue a busca por mais recursos para uma próxima etapa. Na Praça também foi instalado um novo playground, com muitos brinquedos que estão fazendo a alegria da criançada.

Para 2024 a Administração Municipal também projeta diversas obras de infraestrutura, em função dos estragos causados pelas cheias do rio Caí e arroio. Está projetada a implantação de galerias e outras medidas de contenção. Também mais asfaltamentos e pavimentações estão em andamento e serão executados em várias vias, tanto na cidade como no interior. “É a maior demanda”, salienta Ernani, projetando um ano ainda melhor em 2024.

Obras avançam em muitas frentes

Harmonia tem sido um canteiro de obras, com trabalhos em várias frentes. Estão em andamento obras de asfaltamento em várias ruas, com ritmo acelerado. Com isso, muito em breve a poeira e o barro darão lugar ao asfalto, para a alegria de várias comunidades. Linha Bonita Baixa, Canto Lerner, Nova Santa Cruz e Morro do Cedro estão entre as localidades contempladas recentemente. E os trabalhos avançam, mesmo com as condições climáticas adversas.

Asfaltamentos estão sendo feitos em muitas vias

Através de emendas parlamentares e recursos próprios, outras obras de pavimentação foram executadas ao longo do ano, promovendo mais qualidade de vida e segurança aos usuários. “Estamos trabalhando para atingir o maior número de moradores. Em breve vamos fazer mais”, ressalta o prefeito, lembrando que a Administração Municipal está sempre engajada em levar melhorias para a zona urbana e rural do município.

Além de asfaltamentos e capeamento asfáltico, foi feito um grande investimento em pavimentação com blocos de concreto (PVS) em 11 ruas da região central. Além de reduzir o barro e a poeira, as pavimentações diminuem o custo de manutenção que era necessário constantemente nas estradas.

E também o apoio para as mais diversas áreas do município, incluindo saúde, educação, segurança, esporte, cultura, agricultura, indústria, comércio, serviços, eventos, entre outras áreas. Graças ao desenvolvimento do município, a arrecadação também vem aumentando e com isso é possível investir ainda mais em melhorias para beneficiar a população. “Fizemos um movimento muito forte para conscientizar a população a investir aqui em Harmonia e o retorno está muito claro para todos nós”, comemora o vice-prefeito Leozildo Rodrigues Lira, ressaltando os incentivos do município ao setor comercial e industrial.

0 Comentários

Deixe um Comentário

14 + 11 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página