Feliz instala cercamento eletrônico

Foram instaladas 26 câmeras de videomonitoramento - Crédito: Prefeitura

Nesta terça-feira, dia 29, ocorreu a entrega oficial do Cercamento Eletrônico de Feliz. Em cerimônia realizada na sede da Brigada Militar, estiveram presentes o prefeito e vice-prefeito, Junior Freiberger e Jairo Nienow, o coordenador do Departamento de Segurança Pública, Daniel Klein, os integrantes da corporação da BM de Feliz, tenente Nelton Hernandes, capitão Kevin Kayser, tenente-coronel Oberdan do Amaral Silva, representante da empresa DGT Tecnologia, Brena Rodrigues, assessor do deputado-federal Marcel Van Hatten, Dirceu De Quadros, vereadores e secretários municipais.

Com o objetivo de aumentar a segurança pública e trazer mais proteção para a população, já está em operação o sistema de cercamento eletrônico do município de Feliz. No total, foram instaladas 26 câmeras em 13 pontos da cidade, que compreendem os bairros que possuem acesso ao município e ao centro da cidade. As câmeras possuem alta resolução, análise inteligente de vídeo, zoom avançado e infravermelho de longo alcance. As imagens captadas são transmitidas em tempo real a uma central localizada na sede da Brigada, além de poderem ser acompanhadas na central da Brigada Militar do Estado.

Os pontos onde foram instaladas as câmeras são:

– Rua Santa Catarina/estrada Picão/Morro das Batatas;

– Trevo Alto Feliz/RS452;

– Rodovia RS452/rua Rio Branco;

– Rodovia VRS843/estrada Bananal;

– Estrada Picada Cará/estrada Coqueiral;

– Ponte de Ferro;

– Parque/rua Frau Wiederkehr/avenida Arthur Ruschel;

– Rua Tiradentes/rua Fernando Ferrari;

– Rua Tomé de Souza/rua Pinheiro Machado e;

– Avenida Maurício Cardoso/rua Tiradentes.

Com a instalação, é possível monitorar e acompanhar todo veículo que entra e sai do território felizense, com a capacidade de leitura das placas. ‘O sistema de cercamento eletrônico envolve uma combinação de câmeras, software para análise de vídeo e sistemas de controle, além da infraestrutura de rede para capturar, transmitir, processar e armazenar dados visuais com o objetivo de melhorar a segurança pública e a resposta a incidentes’, explica Daniel Klein, coordenador do Departamento de Segurança Pública.

Entrega oficial ocorreu nesta terça-feira na Brigada Militar
– Crédito: Prefeitura

O prefeito, Junior Freiberger enaltece a entrega do projeto. ‘É uma demanda histórica da população felizense. Estamos entregando o projeto de cercamento eletrônico, aliado ao videomonitoramento, que representa um passo importante na nossa busca por uma cidade mais segura e protegida para todos os nossos cidadãos. É uma conquista que reflete nosso comprometimento em promover o bem-estar e a tranquilidade de nossa comunidade’, salienta. ‘Gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, desde os profissionais que trabalharam arduamente em sua implementação. Queremos que Feliz seja referência em Cercamento Eletrônico para toda nossa região e nosso Estado’, enaltece o prefeito.

Benefícios do Cercamento Eletrônico 

Segundo Daniel, o sistema cercamento eletrônico contribui de maneira significativa para a promoção da segurança pública na cidade. ‘As câmeras de vigilância permitem às autoridades monitorar áreas públicas em tempo real, possibilitando uma resposta mais rápida a incidentes como roubos, vandalismo e outros crimes em andamento. Também são usadas para controlar o tráfego, identificar infrações de trânsito e melhorar a segurança viária, além de poder detectar comportamentos suspeitos, como movimentos erráticos, abandono de objetos e padrões de circulação anormais. Além disso, a leitura de placas traz agilidade para identificar o veículo que é oriundo de furto. Em no máximo 5 segundos, é emitido o alerta com a identificação, caso esteja cadastrado no banco de dados do Estado’, salienta Daniel.

Outras ações realizadas na segurança pública

Além da entrega do sistema de cercamento eletrônico, mais ações foram realizadas em prol da segurança pública do município. Entre elas, substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, intensificação do Programa Proerd em parceria com a Brigada Militar e videomonitoramento colaborativo.

‘As lâmpadas de LED proporcionam uma iluminação mais ampla e uniforme, melhorando a visibilidade nas ruas, calçadas e áreas públicas, o que contribui para a prevenção de acidentes e para a inibição de atividades criminosas. Também buscamos a eficiência nos atendimentos e chamados de emergência, garantindo uma resposta mais rápida e eficaz para situações críticas e restaurando rapidamente a ordem e a segurança. É importante adaptar as ações de segurança pública às características e necessidades específicas da comunidade’, destaca Daniel.

A intensificação do Programa Proerd em parceria com a Brigada Militar foi realizada através de um conjunto de ações articuladas no combate às drogas, com o apoio de secretarias municipais e demais órgãos estaduais.

Já o videomonitoramento colaborativo é uma parceria entre moradores e prefeitura para a utilização de imagens das vias públicas, na qual é possível identificar eventuais incidentes e trazer agilidade para resolução de diversas situações.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezoito − quinze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página