Grávidas do Vale do Caí terão que viajar para Garibaldi, Sapucaia e Campo Bom

Hospital São Pedro, de Garibaldi, passa a ser referência para sete municípios do Vale do Caí - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

As gestantes do Vale do Caí que entrarem em trabalho de parto e buscam atendimento pelo SUS terão de se deslocar para hospitais de Garibaldi, Campo Bom e Sapucaia do Sul. Os encaminhamentos foram divulgados após a revisão do Plano de Contingência devido a suspensão dos atendimentos no Centro Obstétrico do HM Regional (Hospital Montenegro). O documento orienta para onde devem ser levadas as gestantes da 8ª Região de Saúde, que inclui 13 municípios da região.

As grávidas de Barão, Brochier, Harmonia, Maratá, Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Tupandi devem ser levadas para Garibaldi. De outras cidades, como São Sebastião do Caí, Montenegro e Triunfo, devem ser encaminhadas ao hospital de Campo Bom. E dos municípios de Pareci Novo, Tabaí e Capela de Santana devem ir para Sapucaia do Sul. Já as grávidas de alto risco continuam sendo encaminhadas ao Hospital Universitário, em Canoas. O Plano de Contingência tem validade inicial de 15 dias, mas pode ser prorrogado. Os municípios serão os responsáveis pelos encaminhamentos das pacientes.

Uma reunião de representantes dos municípios ocorreu com a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, na última sexta-feira, dia 13. Prefeitos e secretários municipais da saúde manifestaram preocupação com relação a situação do HM Regional, que alegou falta de médicos plantonistas para suspender os atendimentos obstétricos desde 6 de fevereiro. A demora na regulação é outra preocupação. A Prefeitura de Montenegro teve que pagar atendimento particular e o prefeito Gustavo Zanatta protocolou ação no Ministério Público (MP) para buscar providências.

0 Comentários

Deixe um Comentário

oito + 16 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password