Freira gaúcha de 116 anos é a mulher mais velha do mundo
A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, se tornou a pessoa mais velha do mundo. Freira de São Francisco de Assis, ela passou a ser a mais idosa do planeta após a morte de Tomiko Itooka, do Japão, em 29 de dezembro, de acordo com ranking do instituto de pesquisa da LongeviQuest divulgado neste sábado, dia 4.
Natural de São Francisco de Assis, onde nasceu em 27 de maio de 1908, Inah é bisneta do General David Canabarro e perdeu o pai em combate em 1923. Aos 16 anos iniciou a sua jornada religiosa em Santana do Livramento, mudando-se depois para Montevidéu (Uruguai), onde tornou-se freira em 1928. Dois anos depois retornou ao brasil para lecionar português e matemática no Rio de Janeiro. Voltou para Livramento no começo da década de 1940.
Segundo o sobrinho Cleber Vieira Canabarro Lucas, entre os segredos para a longevidade da tia estão bom humor, otimismo, bondade e espiritualidade. Quando pequena era muito fraquinha e debilitada, e um padrinho chegou a comentar que não viveria muito.
Atualmente reside na Casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre. Mesmo com as dificuldades de fala, audição e visão, matem a rotina de acordar, comer, dormir e rezar. Em 2018, próximo de completar 110 anos, recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco.
A Irmã Inah é colorada. Nasceu onze meses antes da fundação do Internacional. Coleciona camisas, bandeira, almofada e manta do clube do coração. Gosta de doces, especialmente chocolate e doce de leite. E também gosta que as pessoas ao seu redor estejam felizes.
Em 2022, aos 114 anos, foi diagnosticada com covid, mas se recuperou e tornou-se uma das sobreviventes mais idosas da doença.
0 Comentários