Exame descarta Ebola para paciente de Novo Hamburgo

O resultado do exame realizado para detectar o vírus Ebola em um homem de 64 anos, que estava sob investigação em Novo Hamburgo, foi negativo. A confirmação foi comunicada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) na noite de sábado, 13 de junho.
O caso passou a ser monitorado na quinta-feira, dia 11, após o paciente, que havia retornado recentemente de Uganda, país localizado na África Oriental, procurar atendimento em uma unidade de saúde de Novo Hamburgo. Posteriormente, ele foi transferido para Porto Alegre para acompanhamento especializado.
Segundo a secretária estadual da Saúde, Lisiane Fagundes, a rápida adoção dos protocolos de vigilância demonstra a capacidade de resposta do sistema de saúde diante de situações que exigem investigação de doenças com potencial risco à saúde pública.
“ A adoção imediata dos protocolos de vigilância demonstra a capacidade de resposta do sistema de saúde para situações que exigem investigação de doenças de potencial risco à saúde pública. O monitoramento do caso segue sendo realizado pelas equipes de assistência e vigilância em saúde”, afirmou a secretária.
Durante a investigação, o paciente também foi submetido a um teste rápido para malária, que apresentou resultado positivo para Plasmodium falciparum. Com isso, o tratamento específico para a doença foi iniciado.
Na sexta-feira, dia 12, o homem foi transferido para o Grupo Hospital Conceição, em Porto Alegre. Já no sábado, foram coletadas amostras para análise laboratorial de Ebola, encaminhadas à Fiocruz. A operação envolveu técnicos do Cevs e do Ministério da Saúde, com o transporte do material realizado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) até o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
Apesar da exclusão do diagnóstico de Ebola, o caso segue sendo acompanhado pelas equipes de assistência e vigilância em saúde.



0 Comentários