Pedágio está sendo instalado no Caí, mas valor da tarifa ainda não foi anunciado

Está sendo feita a base de concreta, no KM 4,6 da ERS-122, onde serão montados os pórticos do pedágio free flow que começará a cobrar em fevereiro de 2024 - Crédito: Jornal Acontece

Está em andamento a instalação do pedágio na altura do quilômetro 4,6 da ERS-122, entre os bairros Areião e São Martim, em São Sebastião do Caí. A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) começou a construção da base de concreto e depois será montada a estrutura metálica. Terá um pórtico principal e mais os outros dois, distantes 300 metros cada um, chamados de “sacrifício”, que são para alerta em caso de caminhões com carga de altura excessiva, evitando que atinjam as câmeras e sensores que fazem a leitura das placas e tags. Além disso, terá a instalação da central de controle, com os equipamentos. Após a fase de testes e ajustes, a cobrança está programada para iniciar em 1º de fevereiro de 2024, quando a praça de Portão será desativada.

Ainda não foi anunciado quanto será o valor da tarifa. A expectativa é de que o valor seja inferior ao atual do pedágio de Portão, onde a cobrança é num único sentido. Como é sistema free flow (fluxo livre), sem cancelas, não terá funcionários. Além disso, a cobrança será nos dois sentidos. O prefeito Júlio Campani anunciou que conseguiu a isenção de um veículo por família, para moradores e empresas dos bairros Areião, São Martim e Conceição. E que em agosto de 2024 deverá ser instalado outro free flow, desta vez próximo da divisa com Bom Princípio, entre os quilômetros 19 e 20. Com isso vai dividir o valor das tarifas, ficando mais barata também a do Caí. Atualmente a tarifa para automóveis em Portão custa R$ 11,90. Em Capela de Santana os moradores fizeram uma manifestação no último domingo, também pedindo por isenção.

Primeiro free flow

O primeiro pedágio free flow do Estado começa a funcionar na próxima sexta-feira, em Antônio Prado, e substituirá a atual praça de Flores da Cunha. Outros cinco pórticos de free flow estão sendo instalados, entre eles o do Caí e na ERS-240 na altura do quilômetro 30,1 em Capela de Santana, perto da divisa com Montenegro, onde já foi montada a estrutura metálica. Também na ERS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino, terá um pedágio, assim como no KM 45,5 da ERS-122 em Farroupilha e no KM 151,9 da ERS-122 em Ipê, todos com cobrança prevista para iniciar em fevereiro.

Depois de cruzarem a estrutura, os motoristas que não estiverem com a TAG de pagamento automático no para-brisa, terão até 15 dias para pagar a passagem pelo pórtico. O pagamento poderá ser por aplicativo de bancos, site e pontos conveniados, como na base da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) situada no KM 36,1 da ERS-122 em Bom Princípio. Caso o valor não seja quitado dentro do prazo, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão de pedágio no valor de R$ 195,23, mais a perda de cinco pontos na carteira nacional de habilitação.

0 Comentários

Deixe um Comentário

um × cinco =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página