Escola Josefina Jacques Noronha completa 60 anos e segue na luta pelo seu ginásio

Colégio luta pelo seu ginásio de esportes faz mais de vinte anos e obra não passou do alicerce

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Jacques Noronha, do bairro Vila Rica, em São Sebastião do Caí, está completando 60 anos. E para comemorar a data terão festejos na sexta-feira, 1º de setembro, com início às 15h, incluindo brinquedos infláveis, como cama elástica, além de matinê, apresentação do grupo de danças gaúchas do Cemaca às 18h30, tendas de trabalhos artesanais de mães de alunos, venda de cachorro-quente, pastel, churrasquinho, churros, doces, espetinho de morango, torta e outras delícias.

Todos os recursos angariados em promoções vão para a obra do ginásio

Conforme a diretora Claudia Kich, praticamente todas as promoções realizadas são destinadas a construção do ginásio de esportes, que o colégio ainda não dispõe. É uma demanda antiga, de mais de vinte anos, que já foi priorizada no Orçamento Participativo do Estado, mas até o momento apenas a fundação da obra foi feita. E a construção não foi mais retomada. Com isso os alunos realização aulas de educação física no pátio da escola, sem a estrutura adequada.

A escola antiga, onde hoje é a escola infantil Amor Perfeito

60 anos

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Jacques Noronha iniciou sua trajetória funcionando na casa da então professora Lira Cornélius, com o nome de Escola Isolada Vila Rica.

Em 30 de agosto de 1963 a escola passou a ser estadual, com a denominação de Grupo Escolar Vila Rica, com sede própria na Avenida Osvaldo Aranha.

Prédio atual do colégio

Já em 28 de fevereiro de 1979 a escola passou a chamar-se Escola Estadual de 1° Grau Incompleto Josefina Jacques Noronha. A escolha do nome deu-se devido à doação do terreno pela família Noronha, sendo que uma das cláusulas do contrato e escritura era de que a escola deveria possuir o nome da doadora.

A comunidade crescia, o espaço tornava-se pequeno e solicitou-se ao Estado a ampliação da escola. Foi então adquirida uma nova área de terras e construído o novo prédio. Em 1997 a Escola mudou-se para a nova sede e gradativamente foi ampliando as séries até tornar-se escola de ensino fundamental completo – 1° ao 9° ano. Passou então a chamar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Jacques Noronha.

Atualmente a escola atende 394 alunos, entre 6 e 14 anos. “Muitas gerações são fruto da educação realizada em nossa escola que evolui à medida que a sociedade exige novas mudanças”, destaca a diretora Claudia Kich.

 

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

11 + dezoito =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página