CSG mapeia profundidade e relevo dos rios para melhorias em pontes do Vale do Caí

A batimetria faz parte do desenvolvimento de projetos e melhorias que serão realizados em todas as pontes administradas pela CSG, entre o Vale do Caí e Serra Gaúcha. Crédito: CSG/ Divulgação

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) realizou, nesta primeira quinzena de janeiro, o mapeamento da profundidade e do relevo do fundo de rios e cursos d’água, em 21 pontes na ERS-122, entre os Km 11 e 38, no Vale do Caí. Denominado de batimetria, a análise busca subsidiar obras de reforço e alargamento de pontes e rios, assim como de manutenções necessárias.

Os estudos foram realizados próximos às estruturas sobre rios e arroios como o Rio Cadeia, Arroio Paradiso, Arroio Três Mares, Rio Caí, Rio Mauá, Arroio Colúmbio e Arroio Forromeco. Todas as informações coletadas servirão de base para o planejamento de futuras intervenções.

O diretor de investimentos da CSG, Marcos Gruba, conta que os equipamentos utilizados na batimetria são capazes de gerar mapas em 2D e 3D, o que também pode servir como base de dados da região na preservação dos recursos hídricos.

“A técnica de batimetria utiliza equipamentos avançados, como ecobatímetros e sensores DGPS para gerar mapas, permitindo análises detalhadas de profundidade e relevo. Esses dados são essenciais para ações que garantirão a segurança e funcionalidade das estruturas, beneficiando tanto motoristas quanto as comunidades locais. Com ele conseguiremos ter um maior controle quanto à movimentação dos rios com o passar dos anos”, explicou.

Obras

A batimetria faz parte do desenvolvimento inicial de projetos para pontes sob a administração da CSG na região.  Entre as intervenções previstas em contrato, como o alargamento dos acostamentos externos das pontes, onde deve ser instalada faixa de segurança, também será realizado o reforço estrutural e recuperação de pontes antigas que se encontram defasadas em relação às plataformas atuais das rodovias brasileiras.

As pontes também receberão a implantação de barreiras do tipo New Jersey, mais resistentes e projetadas com objetivo de evitar acidentes graves. O equipamento tem uma capacidade maior de absorção da energia de impacto, reduzindo a desaceleração e estimulando a recondução automática do veículo à via.

Denominado como batimetria, estudo ocorreu em janeiro em 21 estruturas localizadas na ERS-122, entre os Km 11 e 38 – Crédito: Divulgação/CSG

 

Pontes sob avaliação

Rodovia Km Descrição
ERS-122 11+440 Ponte sobre o Rio Cadela
ERS-122 11+440 Ponte sobre o Rio Cadela
ERS-122 12+410 Viaduto sobre a várzea do Cadela
ERS-122 12+410 Viaduto sobre a várzea do Cadela
ERS-122 14+820 Viaduto sobre a VRS-874
ERS-122 15+570 Viaduto sobre o acesso a São Sebastião do Cai
ERS-122 15+570 Viaduto sobre o acesso a São Sebastião do Caí
ERS-122 18+970 Ponte sobre o Arroio Paradiso
ERS-122 18+970 Ponte sobre o Arroio Paradiso
ERS-122 19+580 Ponte sobre o Arroio Três Mares
ERS-122 19+580 Ponte sobre o Arroio Três Mares
ERS-122 23+010 Ponte sobre o Rio Caí
ERS-122 23+010 Ponte sobre o Rio Caí
ERS-122 25+230 Viaduto sobre a Estrada Municipal – Contorno
ERS-122 25+230 Viaduto sobre a Estrada Municipal – Contorno
ERS-122 26+160 Ponte sobre o Rio Mauá
ERS-122 26+160 Ponte sobre o Rio Mauá
ERS-122 28+330 Ponte sobre o Arroio Colúmbio
ERS-122 28+330 Ponte sobre o Arroio Colúmbio
ERS-122 37+300 Ponte sobre o Arroio Forromeco
ERS-122 37+300 Ponte sobre o Arroio Forromeco
As informações coletadas servirão de base para o planejamento de intervenções estruturais – Crédito: Divulgação/CSG

Sobre a concessão da CSG

O conjunto de estradas concedidas da CSG representa 271,5 km. A concessionária é responsável pela administração e manutenção da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58), além de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49).

As rodovias fazem parte dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.

Iniciado em fevereiro de 2023, o contrato de concessão de 30 anos, entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a CSG, prevê investimentos superiores a R$ 4,6 bilhões, com obras de duplicação em 120 quilômetros, implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.

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