Corsan apresenta conjunto de melhorias no abastecimento de água para São Sebastião do Caí
Em reunião de trabalho nesta segunda-feira, 1º de julho, a Corsan apresentou um plano de melhorias no abastecimento de água para São Sebastião do Caí. O objetivo é melhorar o atendimento da população, que foi bastante criticado durante as inundações.
Participaram da reunião o vice-prefeito Mozar Hoff, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Ouvidoria, Carlos Omar Cornelius Silva, Tiago Ferreira, Gerente da Unidade da Corsan de São Sebastião do Caí e Lutero Cassol, Gestor Regional de Relações Institucionais da Corsan. O prefeito Júlio Campani não participou da reunião, pois está em Brasília, juntamente com o Assessor Jurídico Diego Jensen, participando do encontro dos prefeitos do Estado, na sede da Confederação Nacional dos Municípios, cujo tema é a reconstrução dos municípios gaúchos atingidos pela catástrofe climática.
O plano de melhorias da Corsan consiste em vários itens:
- Instalação de uma nova rede com canos de PVC de 300 mm, que substituirão a antiga rede que atualmente permite uma vazão de no máximo 90 mm, em razão da oxidação dos canos antigos, que ainda são de ferro.
- Elevação da subestação de captação da água, que consiste na elevação de motores e quadro eletrônico, para evitar o alagamento dos mesmos, em caso de cheias.
- Instalação de um gerador de energia como segunda opção, em caso de falta de luz.
- Aquisição de duas bombas, sendo uma de reserva, com instalação prevista ainda na primeira semana de julho.
- Perfuração de novos poços (4 destes já perfurados e em funcionamento).
- Recuperação do talude (barranco), no morro do hospital, próximo à estação de tratamento da Corsan.
- Previsão de conclusão das obras até dezembro de 2024.
Com esse novo sistema de poços e a nova rede de bombeamento de água do rio, a Corsan projeta uma considerável melhora no volume e na distribuição de água no município.
O investimento da Corsan para a realização dessas obras será de cerca de 4 milhões e meio de reais.
0 Comentários