Correios vão atender vítimas de fraudes do INSS

A partir de sexta-feira da próxima semana, dia 30, os Correios vão fazer o atendimento presencial de aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos irregulares no contracheque. O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, fez o anúncio em entrevista coletiva nesta quinta-feira (22). A medida mira cerca de 2 milhões de segurados. Segundo o ministro, mais de 4,7 mil agências dos Correios, em 76% dos municípios brasileiros, vão fazer esse atendimento. Só precisa levar um documento de identidade. No local, o atendente abrirá o sistema na tela para a pessoa consultar se teve desconto ou não e decidir se pede o ressarcimento ou não.

Os Correios se somam aos outros canais de contestação, que vão continuar funcionando. O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que dos nove milhões de segurados que foram avisados de descontos indevidos, mais da metade já fez a consulta pelo aplicativo e site Meu INSS e pelo telefone 135. Até ontem quase 2 milhões de pessoas pediram a devolução do dinheiro. Quarenta mil e duzentas reconheceram a autorização do desconto. O INSS alerta os segurados para tomarem cuidado com golpes. Nem o Instituto nem os Correios entram em contato por WhatsApp, SMS, e-mail ou faz ligação telefônica para o segurado. A recomendação é acompanhar as informações e fazer comunicação somente nos canais oficiais, como o telefone 135 ou o site gov.br/inss.

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