Com ginásio do Rio Branco lotado, desabrigados são levados para o Parque Centenário

Preocupação é de que enchente pode superar os 15 metros e ser maior que a do ciclone de junho - Crédito: Prefeitura

A Defesa Civil de São Sebastião do Caí alerta a população com relação a mais uma enchente, que deverá ser de grande porte, inclusive podendo ser maior que a cheia histórica do ciclone de junho, considerada uma das maiores da história. Considerando a atual situação, em razão do grande volume de chuva e a alta do rio na Serra e outros municípios da parte alta da bacia hidrográfica, existe o temor que poderá ultrapassar os 15 metros. Na enchente de junho atingiu 14m25cm.

Pela régua da CPRM, às 10h marcava 12m02cm, tendo subido mais de 4 metros desde ontem, quando o rio já estava cheio devido a inundação do início da semana. Subiu 26 centímetros na última hora. O acumulado de chuva é de 71,2 milímetros nas últimas 24 horas no Caí. Já a régua física da Defesa Civil marcava 12m38cm às 10h, com elevação de 34 centímetros na última hora.

A Defesa Civil caiense segue fazendo a remoção de famílias de áreas ribeirinhas. Até o momento foram recolhidas e abrigadas no ginásio do bairro Rio Branco um total de 46 famílias, com cerca de 150 pessoas. Como o ginásio ficou lotado, a Defesa civil agora está encaminhando famílias para o Parque Centenário.

Os contatos, em caso de emergência, devem ser feitos pelos telefones 193, 980509627, 190, 3635 1949 ou 3635 0044.

Rio continua subindo no Caí e mais famílias estão sendo removidas – Crédito: Defesa Civil

Montenegro

A Defesa Civil de Montenegro está aconselhando as famílias que moram nas áreas mais baixas da cidade a erguerem seus móveis e deixar as casas. “Vai ser uma enchente de grande porte”, alerta o coordenador Clóvis Pereira. Carros de som alertam a população sobre a projeção de grande enchente.

As equipes da Defesa Civil estão nas ruas para ajudar aqueles que precisam de socorro e a estrutura de abrigamento está sendo montada no Ginásio Domingos dos Santos, o Domingão do Parque Centenário, para atender aos que não têm para onde ir. Se precisar de ajuda, ligue 3632 2333 ou 193.

Hoje, sábado, às 10h30, a régua da CPRM apontava 6m49cm em Montenegro, tendo subido 6 centímetros na última hora. O temor é de que a enchente supere a de junho, quando chegou a 8m70cm e foi uma das maiores da história. Por isso a população está sendo alertada, já que o rio estava cheio e agora com o grande volume de chuva em Montenegro, de 70 milímetros nas últimas 24 horas e 95 milímetros em 72 horas, poderá ter uma grande inundação.

0 Comentários

Deixe um Comentário

três × dois =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página