Após dez dias de paralisação, desassoreamento deve ser retomado em novo local

Os trabalhos de desassoreamento no rio Caí, em São Sebastião do Caí, devem ser retomados nesta semana, após dez dias de paralisação. Em razão de mudança no local da retirada dos sedimentos do rio, devido ao baixo nível da água que impede a navegação, foi necessária a solicitação de novo licenciamento ambiental. Com isso os trabalhos estão interrompidos desde 30 de janeiro, sexta-feira retrasada. O objetivo é realizar a retirada do material no trecho em direção a ponte do Matiel.
De acordo com a Prefeitura do Caí, a documentação está praticamente pronta e a previsão é de que os trabalhos possam ser reiniciados ainda nesta terça-feira, dia 10. Faz quase um mês que o Consórcio Desassoreamento, contratado pelo Governo do Estado, iniciou o desassoreamento, no trecho perto da Praça da Santinha, no bairro Navegantes. Com escavadeiras hidráulicas, batelões (balsas), devem ser retirados em torno de 20 mil metros cúbicos, principalmente de areia e lodo. Os trabalhos devem se estender entre 90 e 120 dias, dependendo das condições do tempo.
O governador Eduardo Leite declarou que foram liberados 300 milhões de reais através do programa Desassorear RS aos municípios que apresentaram projetos, sendo disponibiliza o maquinário visando reduzir o impacto das enchentes. “Estamos com trabalhos em andamento e dando apoio aos municípios de acordo com as necessidades”, declara Leite.



0 Comentários