Após acidente com guindaste, radar meteorológico não será mais instalado no morro São João em Montenegro

Guindaste que instalaria o radar no morro São João, em Montenegro, desabou da estrada - crédito: Reprodução

A empresa Climatempo anunciou novos planos para instalação e início da operação do radar meteorológico. Medida foi tomada em conjunto com o Governo do Rio Grande do Sul visando assegurar a máxima segurança e eficiência à operação.

Em decisão tomada na tarde de sexta-feira, dia 2, em conjunto com representantes do Governo do Estado do Estado, foi definido que será escolhido, em breve, um novo local para a instalação do equipamento. Também serão estabelecidas novas estratégias de instalação, assegurando que todas as etapas sejam conduzidas em conformidade com as normas de segurança e dentro do novo cronograma previsto.

Conforme a Climatempo, que venceu a licitação do Estado para a implantação do equipamento, a atualização no plano de instalação do radar se fez necessária para garantir que as obras de infraestrutura e a operação do radar ocorram com a máxima segurança e eficiência após o acidente registrado na última quinta-feira, 1º de agosto, quando um deslizamento de terra afetou uma parte do Morro São João, em Montenegro, local que tinha sido definido para a instalação do radar, causando o tombamento de um guindaste. O motorista sofreu fratura no braço e outras lesões, sendo encaminhado ao Hospital Montenegro. O guindaste seria utilizado na instalação do radar e outros três caminhões aguardavam para acessar o topo do morro, mas após o acidente a estrada foi interditada.

O governo investiu R$ 25,94 milhões na aquisição e instalação do radar meteorológico, com prazo até este mês de agosto. O equipamento veio da República Tcheca, onde foi montado e testado. Conforme informações, a intenção é abranger uma área de cerca de 150 quilômetros, incluindo todo o Vale do Caí, parte do Vale do Taquari e Região Metropolitana de Porto Alegre, emitindo alertas meteorológicos em tempo real, como volume de chuva e tempestades.

“Com a interrupção temporária do acesso ao morro, a Climatempo, em conjunto com todos os decisores do projeto, definiu as novas estratégias de instalação, a fim de assegurar que todas as etapas sejam conduzidas em conformidade com as normas de segurança e dentro do novo cronograma previsto”, afirma Patricia Diehl Madeira, CEO da Climatempo. “Nosso objetivo é preservar a segurança e a qualidade da operação do novo radar, cujo funcionamento é crucial para melhorar a capacidade de previsão e alerta de tempestades, contribuindo significativamente para a proteção da população gaúcha”, completa.

Segundo a Climatempo, antes do fim de agosto, a nova operação meteorológica da Defesa Civil do Rio Grande do Sul estará pronta para iniciar suas atividades de monitoramento e alerta, com uma equipe de meteorologistas altamente qualificada. Este avanço permitirá um acompanhamento mais preciso das condições meteorológicas, proporcionando maior segurança e previsibilidade para a região.

0 Comentários

Deixe um Comentário

vinte + um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página