Alerta de previsão de novo ciclone nesta semana

Em junho um ciclone causo grande enchente no Vale do Caí - Crédito: Prefeitura de Montenegro

Um novo alerta de ciclone extratropical volta a causar preocupação na região e no Estado. Existe a previsão de que o fenômeno atinja o Rio Grande do Sul entre sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de julho. A intensidade deverá ser menor do que a do grande volume de chuva da metade de junho, que causou transbordamento de rios e arroios. Mesmo assim o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta.

A formação do ciclone deve ocorrer após a passagem de uma frente fria, com acúmulos de chuva que podem variar de 100 a 150 milímetros. Portanto, em 48 horas poderá ter pelo menos 50% da média de chuva normal para julho.

No último ciclone choveu cerca de 160 milímetros em 24 horas na região, causando uma das maiores enchentes da história no rio Caí e também inundações em arroios. Devido ao aquecimento do Oceano Atlântico Subtropical é possível que durante o mês de julho ocorram formações mais frequentes de ciclones extratropicais. Mesmo assim não deve ter a mesma intensidade do registrado em junho.

0 Comentários

Deixe um Comentário

quinze + 7 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página