Ônibus da saúde deverá ser aproveitado para vacinação no interior - Crédito: Prefeitura
O aumento do número de casos de Covid-19 e a necessidade de atender a toda a demanda com celeridade levam a Secretaria Municipal da Saúde a promover algumas mudanças em suas rotinas. A partir desta terça-feira, por 20 dias, está suspenso o trabalho da unidade móvel (ônibus da saúde) nas comunidades rurais e o médico e a enfermeira que prestavam o serviço serão direcionados para a linha de frente de combate à pandemia. Além disso, o agendamento de consultas eletivas (sem emergência) ocorrerá apenas por telefone.
Tradicionalmente, a equipe volante visita cada localidade do interior uma vez por mês, atendendo, em média, de dez a 12 pessoas. Com a suspensão, os moradores deverão se reportar às unidades básicas de saúde para as quais estão referenciados: Germano Henke, Esperança, Industrial, Santo Antônio, Centenário, Centro e Timbaúva. Em caso de necessidade, também podem procurar o plantão 24h da Secretaria Municipal da Saúde. Para quem aproveitava a unidade móvel para pegar receitas de medicação, a orientação é falar com os agentes comunitários das suas localidades, que farão a retirada na Secretaria.
A decisão sobre restringir o agendamento das consultas eletivas ao telefone leva em conta a preocupação com as aglomerações. “Quanto menos as pessoas saírem de casa neste momento, melhor”, afirma a secretária Cristina Reinheimer. Também neste caso, os contatos devem ser feitos com os postos de referência para cada localidade: UBS Centro (3632 8444 e 3649 1689), Posto Germano Henke (3649 4360), Posto Esperança (3649 3529), Posto Industrial (3632 9532), Posto Santo Antônio (3632 0460) e Posto Centenário (3632 3704).
Localidades atendidas pela Unidade Móvel
– Bom Jardim Alto
– Bom Jardim Baixo
– Costa da Serra
– Fortaleza
– Imigração
– Lajeadinho
– Linha Catarina
– Pesqueiro
– Porto Garibaldi
– Potreiro Grande
– Rua Nova
– Sanga Funda
– Serra Velha
– Sobrado
– Vendinha

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here