Projeto Adote um Profissional será potencializado em 2022

Projeto ajudou na elaboração de currículos para a busca de empregos - Crédito: Prefeitura
Criado no início de 2021, o programa “Adote um Profissional”, gerido pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), fez a diferença na vida daqueles que buscam um trabalho. Só no último ano, o setor auxiliou pessoas da comunidade na produção de 95 currículos, atuando, também, como um elo entre possível empregado e a empresa.
A iniciativa visa auxiliar a população mais vulnerável a ter acesso a cursos de qualificação e ao mercado de trabalho. Além dos currículos produzidos, o setor recebeu 155 destes documentos prontos, que foram enviados para empresas, comércios e instituições de ensino. Segundo a diretora de Políticas de Qualificação Profissional, Cristiana Gomes, a ideia é reunir várias ações para dar mais oportunidades àqueles que necessitam de emprego e capacitação. “A pessoa chega aqui no setor, traz as suas informações pessoais e ajudamos na criação do currículo”, explica.
O projeto já conta, inclusive, com uma empresa parceira no município. A equipe de RH da JBS esteve, em algumas oportunidades, na sede da secretaria para fazer entrevistas com participantes do programa. Segundo Cristiana, é uma forma de ajudar a comunidade que, muitas vezes, não tem a experiência necessária para saber o que é interessante colocar no currículo.
De acordo com a diretora, as pessoas que não foram chamadas pelas empresas também recebem uma atenção especial. Como muitas acabam não passando em entrevistas de empregos por estarem muito nervosas ou não terem o conhecimento de como se comportar em frente a um entrevistador, o projeto visa o encaminhamento do cidadão para um atendimento de assistência social dentro da Secretaria. “Esse trabalho irá fortalecer o atendido para se sair melhor nas próximas entrevistas que virão”, salienta Cristiana.
O “Adote um Profissional” ainda será potencializado em 2022. Cristiana enfatiza que, no próximo ano, a ideia é criar uma feira de empregos na cidade para auxiliar tanto quem está desempregado quanto as empresas. “Estamos planejando um dia de ações na Praça Rui Barbosa, onde as empresas marcarão presença para receber a comunidade”, projeta. Para que isso ocorra, o setor ainda busca mais estabelecimentos que sejam parceiros da iniciativa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3632-3715.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × 2 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página