Golpe: postagem em redes sociais oferece cursos de qualificação vinculados à Prefeitura de Montenegro, pedindo o cadastramento - Reprodução/FN

Desde semana passada, circulam pelas redes sociais, especialmente no Facebook, publicações oferecendo cursos gratuitos de formação de mão de obra vinculados à Prefeitura de Montenegro. A Prefeitura alerta que é golpe. Usando o brasão do Município e uma imagem do Palácio Rio Branco ao fundo, o card promove qualificações em atendente de farmácia, atualização em radiologia, auxiliar de necropsia, socorrista APH, cuidador de idosos e auxiliar veterinário, entre outros. Na imagem, consta um pedido para que as pessoas se cadastrem e se inscrevam até o dia 26 de outubro.

A Secretaria Municipal de Administração informa que a Prefeitura de Montenegro não possui nenhum vínculo com estas e outras páginas que promovem formação profissional. O Município promove ações de qualificação com outras instituições, como Senai, Sebrae, Sesi e Sesc por exemplo, mas desconhece totalmente as opções citadas acima. A sugestão é que, ao buscarem um curso, as pessoas procurem diretamente nas redes sociais da Prefeitura. E, havendo dúvida, entrem em contato com a área de Comunicação, através do telefone 3649 8202.

A abertura de um link em página desconhecida na internet, mesmo que seja para um curso gratuito, sempre envolve riscos, especialmente porque pode estar mascarando um vírus que se apropria de informações armazenadas no computador ou no celular. Da mesma forma, ao preencher um cadastro e divulgar informações e número de telefone, o interessado “abre a guarda” para o envio de materiais indesejáveis e maliciosos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here