Projeto foi lançado hoje na Estação da Cultura - Crédito: ACOM/Prefeitura

“Quem nunca errou que atire a primeira pedra”. A clássica frase, lembrada pelo secretário de Habitação, Cidadania e Desenvolvimento Social, Luis Fernando Ferreira, traduz bastante do espírito do projeto lançado nesta quarta-feira, dia 19, na Estação da Cultura. A parceria entre Prefeitura de Montenegro e Instituto Penal vai preparar detentos dos regimes aberto e semiaberto para o retorno ao convívio em sociedade, através de oficinas, palestras e outras atividades centradas na capacitação profissional para estas pessoas.

O projeto “Pré-Egresso” foi idealizado pela assistente social Iarani Rocha Lauxen, do setor técnico do Instituto Penal de Montenegro, baseado no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e em iniciativas do Departamento Penitenciário Nacional. A Secretaria Municipal de Habitação logo tornou-se uma importante parceira. A diretora de Qualificação Profissional, Cristiana Gomes, agradeceu a todos que viabilizaram a implementação do projeto. “Agradeço a todos que nos ajudaram. Essa é uma iniciativa muito importante para essas pessoas e para a cidade”, disse Cristiana.

O objetivo é atender a pessoas egressas do sistema prisional, oferecendo oportunidades para que não voltem a praticar crimes. O diretor do Instituto Penal, Nairo Resta Ferreira, elogiou a iniciativa. “Agradeço ao prefeito Zanatta por ser sempre nosso parceiro, um prefeito sensível com as causas sociais. Muito obrigado”, reforçou Nairo.

O prefeito Gustavo Zanatta revelou que, já no começo do mandato, soube do trabalho desenvolvido para a ressocialização dos apenados e que queria colaborar. “Temos o projeto Cidade Limpa e agora mais uma etapa importante. Acreditamos e queremos que essas pessoas tenham novas oportunidades, pelo caminho certo”, disse.

Inicialmente, 47 detentos irão participar do projeto, que tem o apoio do poder público, organizações não governamentais e voluntários. A ideia é inserir estes participantes na Cooperativa do Projeto “Reconstruindo Vidas”, a ser criada, também em parceria com a Prefeitura de Montenegro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here