Mais praças são atacadas por vândalos
Nas últimas semanas, praças e espaços públicos de Montenegro foram alvo de ações de vandalismo. Quebra de bancos e brinquedos, pichação e lixo depositado de forma irregular foram registrados em pelo menos quatro locais diferentes na cidade.
No final de semana passado, a Administração Municipal registrou ataques a duas praças do bairro São Paulo: a das Poesias e a Pinheiros. Na Praça das Poesias, a casinha com livros, instalada no local pela Biblioteca Pública Municipal, teve seus vidros quebrados por três vezes, além das telhas derrubadas. Na Pinheiros, arrastaram um banco para o meio do mato, quebraram outros dois e jogaram em cima das floreiras. E os tijolos da churrasqueira foram destruídos.
Outro espaço que foi alvo de vândalos foi o Parque Centenário. Neste final de semana, um dos banheiros foi pichado e riscado por três jovens. A Guarda Municipal acessou as câmeras de segurança e identificou os adolescentes menores de idade. O setor também tomou as medidas cabíveis de denúncia dos garotos.
A Praça Timbaúva, localizada em frente ao clube Grêmio Gaúcho, igualmente, contabilizou prejuízos neste final de semana. Uma das luminárias foi quebrada e um dos brinquedos, inclusive, foi destruído pela quarta vez. Outra ação negativa registrada na praça é a frequente sujeira deixada no espaço. Só no último sábado, a equipe do Telecentro recolheu 50 garrafas de vários tipos de bebidas alcoólicas espalhadas pelo chão. “Recolhemos seis sacos de lixo, isso que há um container na Praça”, destaca o coordenador do Telecentro, Cristiano Kochenborger. Ele também ressalta que já foram encontrados facas e espetos enterrados na areia da praça, além de peças íntimas, calçados e fraldas usadas espalhados pelo local.
O chefe da Guarda Municipal, Airton Silva dos Santos, lamenta esses ocorridos e destaca que o setor tem feito de tudo para coibir essas ações. “Muitos atos de vandalismo não se concretizam pela atuação da Guarda. Uma pena não podermos estar em todo o lugar”, enfatiza. Airton relata que, nesta segunda (07), por volta das 21h, o efetivo da Guarda Municipal abordou um cidadão em atitude suspeita numa praça do município, próximo de uma escola. O indivíduo admitiu furtos na Escola Municipal do bairro São Paulo e foi encaminhado, pelos servidores, para a delegacia. “Estamos trabalhando para que ações como essa não ocorram. Mesmo assim, precisamos da ajuda da comunidade”, enfatiza.
O chefe da Guarda pede que a comunidade seja vigilante e denuncie quando presenciar esse tipo de atitude. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 153 ou diretamente no setor: 3632-1391. A Administração Municipal, inclusive, estuda a instalação de câmeras em todas as praças do município para coibir esse tipo de ação.
0 Comentários