Imagem ilustrativa/internet

A vacinação contra o coronavírus deve iniciar em Montenegro no final da tarde desta terça-feira, dia 19. Um veículo da Secretaria Municipal da Saúde vai se deslocar para Porto Alegre para buscar o primeiro lote.

A previsão é de que as cerca de 1.500 vacinas estejam em Montenegro até por volta de 17h. No final da tarde, em torno de 18h, está programada uma vacinação simbólica de três profissionais da linha de frente da área da saúde, representando os hospitais Montenegro e Unimed, e a Secretaria Municipal da Saúde. Conforme a secretária municipal da saúde, Cristina Reinheimer, o ato vai ocorrer na própria Secretaria (Assistência). “Foi definido pelo Ministério da Saúde como grupo prioritário, neste primeiro momento de vacinação, o dos profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento à Covid-19 e os idosos residentes em instituições de longa permanência, normalmente chamados de asilos”, explica Cristina.

A equipe encarregada da imunização em Montenegro definiu que a aplicação, para estes dois grupos (profissionais da saúde e idosos em asilos), será realizada de modo volante, ou seja, uma equipe se deslocará até o local onde estão. Na cidade, são quatro ILPs, que acolhem a cerca de 180 idosos.

Prevenção é fundamental

Apesar do início da vacinação, ainda vai levar alguns meses até que a maior parte da população esteja imunizada contra a Covid-19. Por isso, as tradicionais medidas de prevenção devem ser mantidas e reforçadas. O uso de máscaras, de álcool gel e o cuidado para não participar de aglomerações são essenciais para o controle da doença.

Neste final de semana, a Guarda Municipal foi obrigada novamente a dispersar grupos de pessoas que não respeitaram as regras, especialmente no Parque Centenário. Os grupos, em sua maioria, eram formados por jovens. “Queremos renovar nosso apelo para que os montenegrinos se previnam, evitando comportamentos de risco”, afirma o prefeito Gustavo Zanatta.

O número de diagnósticos de Covid-19 em Montenegro até ontem, segunda-feira, era de 3.211, com 40 mortes registradas. Somente na semana passada, foram 146 novos casos e dois óbitos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here