Fiscalização da Guarda Municipal, Defesa Civil e Brigada Militar voltou a atuar na noite de domingo em vários pontos de Montenegro - Crédito: ACOM/Prefeitura

Na noite de domingo, dia 21, e madrugada desta segunda-feira, dia 22, teve continuidade a operação conjunta da Defesa Civil, da Guarda Municipal, da Brigada Militar e da fiscalização da Prefeitura de Montenegro que visa o cumprimento do Decreto Estadual nº 55.764. O documento institui medidas sanitárias extraordinárias de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. A ação também se fez necessária devido à situação em que a cidade se encontra, com número alto de infectados e hospitais com restrições no atendimento por causa da Covid-19. Atualmente, a região de Montenegro está classificada como bandeira preta no mapa preliminar do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A fiscalização, que teve a coordenação do chefe da Defesa Civil, Carlos Roberto Ferrão, aconteceu em diversos pontos da cidade. Durante quatro horas, as equipes orientaram cidadãos e estabelecimentos sobre as normas contidas no Decreto Estadual e que devem ser cumpridas para evitar a proliferação do vírus. Nesta noite, sete pontos tiveram de receber a intervenção dos profissionais da segurança. Dentre esses espaços estão a Praça do Telecentro (bairro Timbaúva), rua João Pessoa, Porto das Laranjeiras, Praça dos Ferroviários, um posto no bairro Progresso e a Praça Rui Barbosa. Na beira do Rio Caí, por exemplo, cerca de 150 pessoas tiveram de ser orientadas e dispersadas pela equipe da operação.

Os estabelecimentos comerciais também foram abordados pela fiscalização para o cumprimento das medidas sanitárias. No bairro Timbaúva, nove foram orientados sobre o Decreto. Na margem da RSC 287, foram três. Já no centro de Montenegro, cinco locais receberam as orientações. Além disso, um estabelecimento comercial foi notificado pela operação por aglomeração de pessoas que faziam lanche e consumo de bebida alcoólica. A equipe também dispersou 12 veículos com som e consumo de álcool em via pública. Os órgãos seguirão realizando essas operações conjuntas para evitar o contágio.

O relatório das atividades no domingo
1. Atendimento a 45 ligações de contribuintes com dúvidas. Foram orientados de acordo com as regras do Decreto.
2. Atendimento de denúncia:
• Festa clandestina na Av. Júlio Renner, nas proximidades do Xis do Cheff
3. Atendimento de denúncia:
• Praça do Telecentro na Timbaúva – dispersão de algumas pessoas
• Porto das Laranjeiras (escadaria Câmara de Vereadores) – abordagem efetuada, 32 pessoas orientadas e dispersadas. Na linha do calçadão, foram orientadas e dispersadas em torno de 150 pessoas
• Rua João Pessoa (nas proximidades da escadaria) – dispersão de um grupo de mais de 10 pessoas. Orientação e direcionamento de conduta.
• Praça dos Ferroviários – cerca de 35 pessoas foram orientadas sobre o decreto e fizeram a dispersão.
• Posto Central Park – dispersão de aglomeração de pessoas e veículos. Foram orientados sobre o Decreto.
• Praça Rui Barbosa – dispersão de um grupo de 12 pessoas, após orientação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here