Prefeito Gustavo Zanatta comemoração posição obtida nos municípios entre 50 mil e 200 mil habitantes - Crédito: Prefeitura
A Editora Três, em parceria com a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, publicou, na revista IstoÉ de julho, o Anuário As Melhores Cidades do Brasil. O levantamento é produto do mapeamento e classificação do nível de desenvolvimento dos municípios, hierarquizados pelos critérios qualitativo e quantitativo. E Montenegro surge em destaque entre as comunidades de médio porte, com populações entre 50 mil e 200 mil habitantes.
No Top 50 das melhores no quesito indicadores fiscais, a cidade ficou na posição 39, em quinto lugar no Rio Grande do Sul. Montenegro perde apenas para Sapucaia da Sul, Erechim, Campo Bom e Venâncio Aires. Já no ranking de indicadores sociais, o destaque se dá na área da Saúde, ocupando a 36ª posição. Neste segmento, foi considerada a evolução do Município quanto à oferta de serviços e, no Rio Grande do Sul, está atrás somente de Lajeado, Santo Ângelo e Farroupilha.
Conforme a Prefeitura, a boa posição de Montenegro no campo dos indicadores fiscais é fruto, entre outras coisas, da capacidade de pagamentos do Município e do trabalho constante pela elevação da arrecadação. Também foram considerados fatores como o equilíbrio entre as receitas e as despesas e o compromisso com a aplicação de recursos em Saúde e Educação em acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na área da Saúde, pesou também a capacidade de reação diante da pandemia de Covid-19.
A Administração Municipal recebeu com alegria e entusiasmo os resultados da pesquisa e sente-se orgulhosa por ver Montenegro figurar com tamanho destaque em indicadores tão importantes. A 39ª posição no ranking que avaliou os indicadores fiscais é um atestado de que o governo está no caminho certo, segundo o prefeito Gustavo Zanatta. “Valorizamos o dinheiro dos impostos, aplicando cada Real em demandas que realmente beneficiam a maior parte da comunidade e jamais gastamos sem a certeza de que haverá recursos para os pagamentos”, ressalta.
A 36ª posição no quesito Saúde também é motivo de celebração. “Ficamos muito felizes porque temos inúmeras ações nesta área, que nem sempre aparecem”, aponta o prefeito. “Já lançamos diversas ações inéditas, como mutirões de exames, e ampliamos o atendimento na maioria das unidades, sem falar no gigantesco esforço de prevenção e combate à Covid-19. Os resultados estão aí e logo teremos ainda mais novidades”, sublinha Zanatta.
O prefeito admite que existem outras áreas em que Montenegro precisa melhorar e demonstra sua disposição em seguir trabalhando. “Quando assumimos, encontramos uma cidade estagnada, com problemas crônicos em praticamente todos os setores. Há muito por fazer, mas a nossa vontade de realizar é muito maior que os desafios”, conclui o prefeito.
Município recebe prêmio por inovação
A Administração Municipal de Montenegro foi reconhecida por ações inovadoras, que geram resultados e economia aos cofres públicos. Na última quinta-feira, dia 21, o prefeito Gustavo Zanatta recebeu o troféu “Prefeito Inovador 2022”, um prêmio da Rede Cidade Digital, em evento na cidade de Campo Bom.
Entre as ações apontadas para a conquista, estão a substituição da rede de iluminação pública por lâmpadas de Led e a implantação de sistemas que melhoram a gestão da cidade.
Troféu “Prefeito Inovador” foi entregue ontem em Campo Bom
– Crédito: Prefeitura
O prefeito agradeceu o prêmio e dividiu os méritos com outros colegas da Prefeitura que estavam presentes, como o chefe de Gabinete, Renan Boos, o Secretário Geral, Vladimir Gonzaga, o secretário de Gestão e Planejamento, Rafael da Cruz, o gerente de Contratos e Convênios, Silvio Kaél, a Diretora do Departamento de Planejamento e Relações Institucionais, Camila Godois, a Chefe de Serviço de Gestão de Processos, Victória Luft e a Diretora de Acompanhamento de Ações de Governo, Valéria Wollmann. “Estas ações são resultado de um trabalho de equipe. Agradeço a todos que estão se empenhando para fazermos as melhorias necessárias em nossa cidade”, disse Zanatta.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here