Reprodução/FN

Nesta segunda-feira, dia 17, vai reiniciar a cobrança do estacionamento rotativo em Montenegro. O serviço estava suspenso desde agosto do ano passado. Uma das novidades será a tolerância de 10 minutos por dia para cada placa. A partir de então, o tempo para cobrança efetivamente começa. A cobrança ocorre somente para automóveis, no horário das 9h às 18h, entre segunda e sexta-feira, além das manhãs de sábados entre 8h e meio-dia. A tarifa é de 1 real para cada meia hora e 2 reais por hora, podendo ficar na mesma vaga por até 2 horas, já que o estacionamento é rotativo.

A retomada da cobrança foi liberada pela Justiça em fevereiro, depois que uma ação contra o Município por supostas irregularidades na contratação da permissionária foi considerada ilegítima pela segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado. Entretanto, o agravamento da pandemia e as restrições impostas pela bandeira preta no antigo modelo de classificação do Governo do Estado fizeram com que a cobrança só fosse retomada agora. A expectativa é que com isso aumente o número de vagas de estacionamento na área central de Montenegro.

Pagamento das tarifas pode ocorrer em parquímetros, com monitores, pontos comerciais e por aplicativo
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

Monitores da empresa Serbet Sistema de Estacionamento Veicular do Brasil, que realiza o serviço, estão nas ruas desde a última semana, prestando orientações. Além dos monitores, o pagamento das tarifas pode ser feito em parquímetros, estabelecimentos comerciais conveniados e pelo aplicativo. Quem não pagar após a tolerância estará sujeito a multa. A primeira notificação é de 20 reais, que deve ser paga até 7 dias úteis. Do contrário, vira multa de trânsito, sendo considerada infração grave, de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação. Motos estão isentas, desde que estacionadas nos locais determinados (bolsões).

COMO UTILIZAR O SISTEMA
Forma digital:
É preciso se cadastrar no site www.estacionamentodigital.com.br/montenegro, ou então com um monitor nas ruas onde houver a cobrança. Depois do cadastro, é necessário comprar créditos virtuais, que podem ser adquiridos com qualquer monitor nas ruas, ou nos PDVs ou ainda no site. Depois que tiver créditos, o usuário pode utilizar a zona azul sem precisar se deslocar até um monitor. Pode ainda utilizar seus créditos virtuais com mensagem de celular (SMS), com aplicativo (android/iphone).

Utilizando o parquímetro:
O condutor também consegue utilizar a Zona Azul através dos parquímetros instalados em vários pontos, que funcionam por meio de cartões pré-pagos, cartão de crédito e débito ou via moedas. É possível adquirir seu cartão pré-pago nos postos de vendas credenciados ou com os monitores identificados nas ruas. Com o cartão em mãos, basta ir até o parquímetro e fazer a alocação.

Utilizando o posto de venda:
Através de cartão de crédito e débito, dinheiro ou do cartão pré-pago, o mesmo que se utiliza nos parquímetros, é possível fazer recarga e ativação de tempo de forma prática, uma alternativa caso o parquímetro não esteja próximo ou caso queira auxilio no posto de venda. Os créditos do cartão pré-pago não são vinculados aos créditos da conta digital via celular, eles são de uso exclusivo para postos de vendas ou parquímetro. Os pontos de venda são Perdigão Lanches, Gomes Esteticar, Nath e Nath, Banca do Tiaguinho, Sr. Batata, JP Presentes, Cacau Show, Locomotiva Musical Center, Homestore Marisol, Quiero Café, Bazar Lua Cheia, Centro Real, Cantinho do Chocolate, Gastro Pub, Amuleto, Padaria Moreira, Flores & Flores Floricultura.

Utilizando tickets:
O usuário pode utilizar a zona azul com tickets avulsos. Para isso, sempre que estacionar em uma vaga da zona azul, deve dirigir-se até um monitor identificado da empresa ou então um Posto de Venda (PDV) e efetuar o pagamento do tempo de permanência desejado. O monitor ou Posto de Venda entregará seu ticket e a situação estará regular.

LOCAIS ONDE HAVERÁ COBRANÇA
– Na Ramiro Barcelos – entre as esquinas com Antônio Marques e Fernando Ferrari;
– na João Pessoa – entre as esquinas da Santos Dumont e da Fernando Ferrari;
– na Capitão Cruz – entre as esquinas da Santos Dumont e da Fernando Ferrari;
– na Santos Dumont – entre as esquinas da Capitão Cruz e da João Pessoa;
– na Osvaldo Aranha – entre as esquinas da Capitão Cruz e da João Pessoa;
– na Olavo Bilac – entre as esquinas da Capitão Cruz e da João Pessoa;
– na São João – entre as esquinas da Capitão Cruz e da João Pessoa;
– na José Luiz – entre as esquinas da Capitão Cruz e da Dr. Flores.

MOTOS
Ao todo, serão 140 vagas de estacionamento gratuito para motos, distribuídas em 14 “bolsões”, nos seguintes locais:
Rua João Pessoa
– Na frente do Banrisul;
– na frente da Smop (próximo à Prefeitura);
– na frente da Escola São João Batista;
– na frente da Unimed.
Rua Ramiro Barcelos
– Na frente da UBS Centro;
– na frente da Livraria Gehlen;
– dois na quadra entre a Santos Dumont e a Osvaldo Aranha;
– dois na quadra entre Osvaldo Aranha e a Olavo Bilac;
– um entre a Olavo Bilac e a São João;
– dois entre a São João e a José Luiz.
Rua José Luiz
– Um na esquina com a Ramiro Barcelos.

Dúvidas sobre as formas de compra de créditos, formas de pagamento e funcionamento do sistema podem ser esclarecidas no site www.estacionamentodigital.com.br/montenegro ou no escritório situado na Rua João Pessoa, 1918, próximo da esquina com a Rua Santos Dumont.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here