Doutor Mattana morre aos 89 anos

Médico Ubirajara Resende Mattana foi prefeito, secretário da saúde e diretor do Hospital Montenegro - Crédito: HM

Um dos médicos mais tradicionais e conhecidos de Montenegro e da região, o doutor Ubirajara Resende Mattana faleceu nesta quinta-feira, 1º de dezembro, aos 89 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Montenegro (HM), onde faleceu no início da madrugada de hoje. O velório inicia às 8h da manhã na Sala E da Capela Mortuária São João, da Funerária Vargas, com cerimônia de despedida programada para às 14h de hoje, seguindo depois para Caxias do Sul, sua terra natal, onde ocorre o sepultamento às 17h.

Excelente profissional, de grande dedicação e muito estimado, o doutor Mattana, como era conhecido, atuava como médico há 58 anos. Foi também prefeito de Montenegro (1990 a 1992), secretário municipal da saúde e diretor do Hospital Montenegro, entre tantas outras atividades dedicadas à comunidade. Logo que se formou pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mudou-se para Montenegro em 17 de janeiro de 1964, quando passou a trabalhar no hospital (HM) e abriu também uma clínica com mais cinco colegas, tendo sido designado na época como Chefe da Previdência Social. Atuou inicialmente como pediatra e depois como anestesista, até realizar curso de medicina do trabalho. Foi quando passou a atender como médico do trabalho e clínico geral.

Em abril do ano passado o doutor Mattana perdeu a esposa Yvone Maria Cosner Mattana, de 87 anos. Eles foram casados por 60 anos, tendo conhecido ela quando ainda era estudante de medicina. Ele deixa uma filha, netos, bisnetos, demais familiares e um incontável número de pacientes e amigos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

cinco × 4 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página